Descubra como era a vida na Terra quando os dias duravam apenas 6 horas

Se 24 horas é pouco para nós, imagine quando um dia havia só 6 horas

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Descubra como era a vida na Terra quando os dias duravam apenas 6 horas
(Foto: Reprodução/Unsplash)

Às vezes 24 horas em um dia não basta para nós. Trabalho, trânsito, alimentação, rotina, lazer, tudo ocupa nosso tempo. Mas, imagine se tivéssemos apenas 6 horas diárias? Parece bizarro, mas há milhares de anos a Terra era assim! Vem que te explicamos melhor. 

Basicamente, a rotação do nosso planeta depende das forças gravitacionais que constantemente o puxam. Em que, o Sol e a Lua são os protagonistas desta atração. Mas o principal culpado é o satélite. Inclusive, desde antes que o homem tivesse registros, a Lua tem se afastado aproximadamente 3,8 centímetros por ano.

Descubra como era a vida na Terra quando os dias duravam apenas 6 horas

Rotação e Translação da Terra (Foto: Reprodução/Brasil Escola)

Obviamente, no começo não era assim. Se levarmos em consideração a hipótese mais aceita sobre a criação da Lua. Resumidamente, o satélite apareceu depois que um corpo do tamanho de Marte colidiu com nosso protoplaneta. Naquele minuto, do nosso ponto de vista, a Lua parecia enorme, estava muito mais perto do que está agora.

Desacelerando da terra

Ok, mas onde queremos chegar? Com a chegada do satélite (explicada pela terceira lei de Kepler), a rotação da Terra ficou muito mais rápida. Na verdade, foi tão rápido que um dia durou apenas 6 horas. 

Entretanto, conforme a Lua se afastou, mais lento fica o nosso planeta. Logo, com o passar dos anos, os dias começaram a durar 18 horas. Assim, quando o primeiro sinal de vida humana foi registrado no planeta, 4 milhões de anos atrás, já estávamos perto das 24 horas.

O que mudou?

Esse alongamento dos dias nos permitiu condições atmosféricas para a geração de vida orgânica. Bom, é que com mais horas de sol, as cianobactérias conseguiram iniciar o misterioso processo de oxigenação pelo qual o planeta passou e que lhe deu níveis semelhantes aos que registramos hoje. 

Mas para você, seu dia precisa de mais de 24 horas ou menos?

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade