WhatsApp Web e WhatsApp Desktop: qual a diferença

Em ambos os casos, para utilizar o chat, é necessário ter um smartphone em que o aplicativo esteja instalado e funcionando

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
WhatsApp Web e WhatsApp Desktop: Qual a diferença
(Foto: Reprodução/YouTube)

Não é segredo para ninguém que o smartphone não é o único dispositivo que permite usar o WhatsApp. Basicamente, quem quiser usar o chat por meio de um  computador pode usar o WhatsApp Web ou o WhatsApp Desktop .

Mas você sabe qual a diferença entre as duas alternativas? Em resumo, a principal diferença entre as duas formas alternativas de usar o aplicativo diz respeito à forma como você se conecta e às ferramentas utilizadas. 

Enquanto, o Web permite que você se conecte à sua conta de bate-papo usando seu navegador favorito. O Desktop é um verdadeiro aplicativo de computador, disponível para dispositivos macOS e Windows. Logo, deve-se baixar e instalar no PC. 

Em ambos os casos, para utilizar o chat, é necessário ter um smartphone em que o aplicativo esteja instalado e funcionando. Quando o smartphone desconecta, a sincronização com o PC não pode ocorrer e nem o Web e o aplicativo Desktop podem ser usados.

WhatsApp Web

A título de curiosidade, o WhatsApp Web é um aplicativo online gratuito baseado em navegador. Basicamente, é uma maneira segura de usar o aplicativo de mensagens do computador diretamente do navegador. Porém, para funcionar, você precisa associar sua conta do WhatsApp usando um código QR prático.

Para você associar a conta, você precisa abrir a página da Web do WhatsApp em um navegador, como Chrome, Safari ou Edge. Em seguida, aparecerá um QR Code, utilizado para associar a conta por meio do smartphone.

Agora, basta abrir o aplicativo em seu telefone, toque nos três pontos no canto superior direito se você estiver usando um smartphone Android ou em Ajustes para iPhone e selecione Dispositivos conectados > Conectar um dispositivo. Aqui, aberta-se uma tela que permite enquadrar o QR Code presente no navegador e automaticamente as duas contas vinculam-se.

Logo, que a associação da conta WhatsApp do smartphone e do navegador for concluída, todas as conversas no aplicativo sincronizam-se. Cada mensagem enviada ou recebida no smartphone também aparecerá no PC. Mágico né?

E o Desktop ?

Ao contrário do Web, o WhatsApp Desktop é um aplicativo baixado em seu computador. Mas também requer associação com a conta do aplicativo do smartphone para funcionar corretamente. Em resumo, o aplicativo está disponível para PCs com Windows 8.1 ou posterior e para macOS 10.10 e posterior.

Em primeiro lugar, você precisa baixar o aplicativo para desktop do site oficial do WhatsApp, escolhendo entre a versão para Windows ou Mac. Após a conclusão do download, é necessário abrir o arquivo e seguir as instruções para instalação no seu computador.

Ao final da instalação, será aberto o aplicativo WhatsApp Desktop que, assim como a versão web, oferece um QR Code para leitura. O procedimento é sempre o mesmo, ao abrir o aplicativo WhatsApp de um smartphone você terá que procurar o item Dispositivos conectados, escolher conectar um novo dispositivo e enquadrar o código QR. Também neste caso, as duas contas sincronizam-se automaticamente e você pode bater um papo do PC.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade