Seis maneiras de economizar na conta de água e não pagar tão caro no fim do mês
Existem maneiras de aproveitar a água de forma sustentável, mas há cuidados que precisam ser tomados
Estamos na primavera, que é reconhecida como uma das estações mais chuvosas do ano.
Saber aproveitar este momento para reutilizar a água é uma prática que vem ganhando adeptos, principalmente em residências e indústrias.
Utilizar a água das chuvas pode trazer diversos benefícios, tanto para a o meio ambiente quanto para o bolso.
Pensando nisso, o Portal 6 selecionou algumas dicas para você montar uma captação de água em casa ou sugerir para o condomínio:
1 – Telhados e calhas
Mantenha calhas e telhados sempre limpos. Essa área é a fonte principal para captar a água da chuva. Caso você note uma sujeira excessiva, providencie uma limpeza.
2 – A cisterna ideal
Existem diferentes tipos de cisterna, escolha a que melhor se adequa a sua residência. Algumas que podem ser instaladas sob o chão têm a vantagem de manter a água acumulada em temperaturas mais baixas, já que elas não sofrem a incidência de luz.
3 – Material
A cisterna pode ser feita de alvenaria, plástico modular, placas de cimento e até fibra de vidro. É importante verificar que sejam materiais que não transmitam cheiros ou odores e que preservem a qualidade da água.
4 – Caixa d’água
Para escolher a cisterna adequada, cheque primeiro a capacidade da caixa d´água. Assim, você escolhe o produto que mais se adeque a sua realidade e complemente o uso doméstico. Há modelos com capacidades que variam entre 2.800 a 10.000 litros. Também existem opções para todos os bolsos. As diferenças básicas são a capacidade de armazenamento, os recursos de filtragem e a distribuição da água acumulada;
5 – Primeiros minutos de chuva
Evite coletar a água nos dez primeiros minutos de chuva. É nesse momento que estão os maiores índices de sujeira e que podem sobrecarregar e danificar os filtros das cisternas;
6 – Fique atento
A água é um bem finito, então é necessário utiliza-la de forma consciente. Ao armazenar este recurso na sua cisterna, certifique-se de que não há vazamentos e a mantenha sempre limpa e bem cuidada. A água captada pode ser utilizada com diversas funcionalidades domésticas.