6 carros que não precisarão pagar IPVA em 2022

Sabia que após um certo tempo há veículos que ficam livres do imposto?

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Atualmente, país não conta com veículos populares.(Foto: Reprodução)

O final do ano já se aproxima de seus momentos finais e o 13º salário pode ser uma boa opção para as contas de 2022. Por exemplo, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Basicamente, a cobrança deste tributo é realizada no início de cada ano e tem calendários diferentes de vencimentos em cada estado. Porém, é possível obter isenção do pagamento em algumas situações. Veja agora 6 carros que não precisarão pagar IPVA em 2022!

Antes de tudo, o pagamento do IPVA é obrigatório e apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo. Além disso, também leva-SE em consideração o estado em que o contribuinte mora. No geral, em algumas regiões, o IPVA pode ser pago com desconto por quem optar pela chamada cota única. Em contrapartida, quem não optar pela parcela única pode pagar o imposto em parcelas que variam pelo país.

Isenção tributária

Ademais, após um determinado tempo após o lançamento do veículo, o IPVA deixA cobrar. No geral, esse período pode ser 10, 15 e 20 anos, o que depende de cada unidade federativa.

Vale lembrar que além do tempo de fabricação, existe outro fator que possibilita a isenção. Por exemplo, pessoas com Deficiência (PCD) também não precisam pagar pelo imposto.

Carros isentos do IPVA em 2022:

Basicamente, veículos com 10 ou mais anos desde sua fabricação que estejam nos estados: Acre, Rio Grande do Norte e Roraima. Além disso, veículos com 15 ou mais anos desde sua fabricação que estejam nos estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins

Por fim, veículos com 20 ou mais anos desde sua fabricação que estejam nos estados: Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ademais, veículos que tenham sido fabricados antes de 1985: Santa Catarina.

6 carros que não precisarão pagar IPVA em 2022:

1. Fiat Punto 2011

2. Troller T4 2010

3. Toyota Corolla 2006

4. Ford F250 2005

5. Chevrolet Blazer 2006

6. Audi A3 2000

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade