A palavra “impossível” foi criada por alguém que desistiu. Se hoje sou médico, foi porque acreditei

José Fernandes José Fernandes -
(Foto: Arquivo Pessoal)

Ontem por ocasião das comemorações do Dia de Ações de Graças (Thanksgiving), relembrei momentos da minha vida e publiquei nas redes sociais. Ressaltei a época em que morei na invasão de um bairro aqui de Anápolis por 20 anos. Apesar das dificuldades financeiras, estudei e fui aprovado no então vestibular mais concorrido da Universidade Federal de Goiás.

Tranquei a matrícula após dois anos de estudo, e fui morar nos Estados Unidos. Trabalhei em muitas ocupações, inclusive como servente pedreiro. O que muito me orgulha. Retornei e concluí o curso de Medicina e especializei em Ortopedia/Traumatologia. Fui aprovado em dois concursos e me consolidei no mercado de trabalho.

Narrei e publiquei essa história REAL, não para me enaltecer. A intenção foi ALEGRAR, ORAR, AGRADECER a Deus como citado no texto bíblico, e motivar muitos que estão desencorajados, desmotivados e sem perspectivas. E aqui nesse ponto, quero especificamente falar ao coração daqueles que estão envolvidos nas provas do Enem 2021 (pais e alunos).

Estou participando também, e em outra ocasião explico os motivos. No próximo domingo, faremos a última prova. Já podemos tirar duas lições:

1. A estratégia quanto ao tempo__ os alunos não estão condicionados fisicamente para provas de longa duração! Assim que o fiscal avisou que já podíamos sair, mas sem levar o cartão de prova, mais da metade da sala foram embora. Ainda restava horas de prova. Concluí: estou despreparado, ou são superdotados ou fizeram a prova de qualquer jeito. Essa distorção, atribuo principalmente às escolas que não fazem esse “treinamento” com provas.

2. Mantenham-se focados e motivados __ estamos em guerra e não podemos nos abater, desanimar com a primeira batalha que já passou. Um reforço positivo é descansar e não tentar revisar todas as fórmulas matemáticas. Vão comer pipoca e assistam a um bom filme. Sugestão: DESAFIANDO GIGANTES!

Parafraseando Rubem Alves, com esse artigo tentei pintar com palavras uma parte da minha história, diante do assombro que é a vida. Finalizo citando parte do título: A palavra IMPOSSÍVEL foi criada por alguém que desistiu.

José Fernandes é médico (ortopedista e legista) e bacharel em direito. Atualmente vereador em Anápolis pelo PSB. Escreve todas às sextas-feiras. Siga-o no Instagram.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as visões do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade