Divulgado o calendário do IPVA 2022 em Goiás; veja as datas e quem não precisará pagar

Secretaria da Economia também informou que não haverá aumento de alíquota no imposto

Pedro Hara Pedro Hara -
Imagem de trânsito (Foto: Reprodução)

O calendário do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento foi divulgado nesta quarta-feira (22), pela Secretaria de Estado da Economia.

O contribuinte pode optar por efetuar o pagamento em parcela única ou então dividir em três vezes. A cobrança começa em janeiro para os veículos com placa final 01 e termina em outubro com as placas terminadas em 0.

O valor do IPVA em 2022 foi calculado de acordo com a tabela da Fundação de Pesquisa Econômica (FIPE). Aqueles que compraram veículos novos não pagam a contribuição no ano de aquisição do veículo.

Em relação as alíquotas não houveram aumentos para 2022. As quotas variam entre 01,25 para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga e 03,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.

Entre o valor mínimo e máximo da quota, existem cobranças de 03% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cavalos e 03,45% para veículos utilitários.

Isenções

Estão isentos de pagar o IPVA os proprietários de veículos a partir de 15 anos de uso, Pessoas com Deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar e veículos novos adquiridos em concessionárias goianas.

Participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto, dependendo do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais.

Confira o calendário de pagamento do IPVA

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Secretaria da Economia Goiás (@economiagoias)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade