Entenda o que é ‘vidro fosco’, que afetou o estado de saúde do cantor Zé Neto

Pneumologista explica que vários motivos podem ter causado a doença pulmonar no sertanejo

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano (Foto: Reprodução Facebook).

A notícia de que o cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, está com uma doença pulmonar pegou os fãs de surpresa na última terça-feira (21).

A assessoria do artista afirmou que ele passa por uma condição chamada “vidro fosco”, causada pela Covid-19 ou pelo uso de cigarros eletrônicos, mas que não era uma situação grave.

Portal 6 conversou com a médica pneumologista Marília Neves Cipriano, que confirmou não se tratar de uma doença em si, mas uma lesão pulmonar que pode ser indicativo de várias outras patologias.

“O vidro fosco é uma alteração tomográfica bem inespecífica. Ela pode ser causada por doenças infecciosas ou inflamatórias [causadas por bactérias ou vírus] ou fibroses pulmonares”, explicou.

Segundo Marília, a pessoa com essa condição pode apresentar sintomas como tosse e falta de ar ou até mesmo não apresentar sintoma nenhum.

Portanto, seria necessário uma consulta com um especialista, para diagnosticar a origem da lesão e o comprometimento pulmonar.

A pneumologista aponta que é difícil falar de riscos para a carreira de Zé Neto sem uma tomografia pulmonar em mãos.

Contudo, caso se confirme que a condição foi causada pelo cigarro eletrônico, Marília recomendou “cessar imediatamente o tabagismo”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade