“Prudência e atenção neste momento”, diz Marcelo Daher sobre explosão de casos de Covid-19 e morte por Ômicron

Médico infectologista lembra que a variante é mais transmissível e que o aumento no número de contaminados pode levar a superlotação de leitos

Pedro Hara Pedro Hara -
Marcelo Daher, médico infectologista. (Foto: Arquivo/Portal 6)

Descoberta no final de novembro de 2021, a variante Ômicron não demorou para chegar ao Brasil. Nesta quinta-feira (06), foi registrado em Aparecida de Goiânia o primeiro óbito no país causado pela cepa.

Médico infectologista, Marcelo Daher postou um vídeo nas redes sociais onde pediu “prudência e atenção neste momento”, por conta da explosão de novos casos provocados pela variante.

O profissional da saúde também lembrou que a variante é mais transmissível pois “a maioria dos casos são com sintomas leves do que os vistos anteriormente, mas a capacidade de transmissão da ômicron é muito alta”, explicou.

Assim sendo, o aumento na transmissão e no número de novos casos pode levar a uma superlotação dos leitos hospitalares.

“Nós estamos vivendo uma explosão de casos e ela vai ser vista daqui uma, duas semanas e pode ser que leve a superlotação dos leitos hospitalares”, pontuou.

O aumento dos casos tem colocado em xeque a eficácia da vacinação, mas o infectologista defendeu os imunizantes ao lembrar que nenhuma vacina oferece 100% de proteção para nenhuma doença.

“A vacinação traz proteção para a grande maioria, mas nenhuma delas dá proteção de 100%. Vacinas falham, todas elas. Quando a gente fala de vacinas nós vamos ter casos acontecendo, não é motivo para achar que a vacina não funciona”.

Confira o que disse o infectologista

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.