Marcelo Daher questiona organização da vacinação infantil em Anápolis

Uma das maiores autoridades no assunto na cidade, o infectologista listou uma série de mudanças que poderiam aumentar a adesão dos pais no processo de imunização infantil

Caio Henrique Caio Henrique -
Marcelo Daher, médico infectologista. (Foto: Arquivo/Portal 6)

A vacinação infantil em Anápolis teve início na última segunda-feira (17), após a chegada da remessa de doses pediátricas da vacina da Pfizer.

O processo está sendo conduzido de forma gradual e através de cadastro prévio. No momento, crianças a partir dos 09 anos estão tendo a oportunidade de se proteger contra a Covid-19.

A concordância com a forma em que o calendário de vacinação está progredindo, entretanto, não é absoluta.

Prova disso é a fala do médico infectologista Marcelo Daher ao Portal 6, em que o especialista questionou o método de distribuição das doses e explicou como outras dinâmicas poderiam se mostrar mais efetivas para a realidade do município.

“A gente percebe uma baixa adesão dos pais na cidade. Um dos motivos pode ser a centralização do serviço de vacinação, que atualmente acontece apenas no Ginásio da UniEVANGÉLICA”, afirmou.

Segundo ele, a falta de opção, possibilidade de filas e o fator distância para muitos moradores pode acabar afastando o interesse em proteger os pequenos.

O médico justificou também que a descentralização do processo, com diversos pontos espalhados em diferentes áreas da cidade, seria um ponto “extremamente positivo” para os pais que quisessem concluir a imunização dos filhos de forma mais rápida e fácil.

“O cadastro é outra coisa que pode causar um empecilho, mesmo sendo um procedimento muito simples. Creio que algumas barreiras poderiam ser facilmente derrubadas”, sustentou.

“Outro ponto é que, frente à baixa adesão, já poderia estar liberado para o público total: dos 05 aos 12 anos, para que conseguíssemos um maior número de pessoas vacinadas o mais rápido possível, contando também com a diminuição da burocracia”, complementou o infectologista.

Vacinação segura

Marcelo Daher também fez questão de ressaltar a eficácia e segurança da vacina para os menores.

“As fake news e notícias negativas são divulgadas a todo momento e é um fenômeno muito ruim para a população, porque traz, além da desinformação, um medo muito grande”, explicou.

Para ele, essas mentiras devem ser combatidas a todo momento, através da divulgação das informações realmente verdadeiras e confiáveis.

“Com isso, ganhamos mais pessoas a serem vacinadas, o que é extremamente importante nesse momento. O recado é: pais, levem seus filhos para vacinar, busquem a unidade que ofereça os serviços. A vacina é segura e eficaz!”, aconselhou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade