Novo Plano Diretor pode deixar insustentável a vida de quem vive nos bairros nobres de Goiânia

Principal impacto será incentivado pela extinção da outorga onerosa. Portal 6 também ouviu profissional que fala sobre o comprometimento da qualidade de vida caso o documento vire lei

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
Imagem aérea do Setor Marista, em Goiânia. (Foto: Reprodução/Ricardo Viana).icardo Viana).

Imagine a cena: uma série de prédios imensos, colados um após o outro. Pouca circulação de ar, mais sombra que iluminação solar, mobilidade descompensada com carros e mais carros nas vias, além de calçadas não adequadas para prática de caminhadas e poucas árvores. Mais do mesmo de uma selva de pedras.

O cenário hipotético pode ser o futuro em médio prazo de bairros nobres de regiões de Goiânia como Marista, Bueno, Alto da Glória, Serrinha e Oeste caso tudo o que está proposto no Plano Diretor (PD) da capital (cuja audiência pública está prevista para o próximo dia 31) seja aprovado como proposto pela Câmara Municipal de Goiânia.

A lógica parte do pressuposto que há muito mais permissividade para amplitude de áreas construídas por metro quadrado no documento proposto. Na prática, atualmente, pode-se construir seis vezes o tamanho de uma área pagando-se a chamada “outorga onerosa”. Caso o documento seja aprovado, esse limite sêxtuplo de área nem precisará passar pelo aval da Prefeitura.

Para exemplificar, é como se os casarões antigos do Marista fossem demolidos um a um e prédios, sem limites de extensão vertical, fossem brotando nesses lugares dando uma nova ‘cara’ a cidade.

E o impacto mais severo de tudo isso seria o comprometimento da qualidade de vida. É isso o que aponta a presidente da Associação para Recuperação e Preservação Ambiental (ARCA), a arquiteta e urbanista, Maria Ester de Souza.

“É anti-sustentável, anti-cidade é um Plano Diretor feito para a construção civil ter lucro”, diz. O plano de mobilidade é outra falha, explica ela.

“Não se pensa a cidade para circular por dentro dos bairros. Entende-se que se passa ônibus, pode-se ir construindo”, reclama.

Maria Ester lembra ainda que o adensamento populacional pode gerar insegurança em pontos considerados essenciais, como água, energia e até internet.

“Se hoje estamos vivendo com total insegurança nessas áreas o que será feito com mais e mais pessoas numa só área?”, pondera.

Meio Ambiente

O reconhecimento de Goiânia como metrópole verde pode ir por terra abaixo não só pela possível busca desenfreada de construções imensas em áreas que geram micro clima e qualidade do ar, como também por outros pontos que podem imprimir maior força a esse retrocesso: a  região do Goiânia 2 e Parque Amazônia.

“Essas são outras duas preocupações, por que estão permitindo receber edifícios de forma liberada e, no caso do Goiânia 2, em área de preservação ambiental”, explica.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade