Colecionador de escândalos, Dominguinhos consegue apoios e deve se eleger presidente da Câmara de Anápolis

Vereador do PV conta com o forte apoio do prefeito Roberto Naves e não tem mais o atual presidente, Leandro Ribeiro, jogando contra

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -
Domingos Paula é vereador pelo PV. (Foto: Ismael Vieira)

Atualizada às 13h58 de 29/01 com nota do vereador Domingos Paula

Convocada a pedido do prefeito Roberto Naves (PP) para a próxima segunda-feira (31), a sessão extraordinária da Câmara Municipal deve novamente voltar a discutir a antecipação da eleição da Mesa Diretora do Legislativo anapolino.

A manobra, que não é ilegal, tem como objetivo principal abrir o caminho para que Domingos Paula, o Dominguinhos, do Partido Verde, monte uma chapa que vá da esquerda à direita, passando pela base e a oposição, para se eleger o próximo presidente da Câmara.

Ele conta com o forte apoio do chefe do Executivo Municipal e não tem mais o atual presidente, Leandro Ribeiro (PP), jogando contra.

A concessão dos vereadores não é feita sem receios. A seção Rápidas do Portal 6 conversou com alguns deles e todos reconheceram o temor de que, uma vez na cadeira, Dominguinhos passe a ser alvo do Ministério Público e da Justiça – situação que constrangeria os demais parlamentares e aumentaria ainda mais a antipatia que a população de Anápolis tem da Câmara Municipal.

“Há gente aqui que aposta que ele sairá preso do plenário”, reservou um deles.

Escândalos não faltam à trajetória política de Dominguinhos. Desde perder o primeiro mandato por abuso de poder econômico, em 2012, a responder inquérito na Polícia Civil por importunação sexual, em 2020.

Atualmente, o vereador enfrenta outro processo de cassação. Desta vez por abuso de poder político, após ser pego pela Polícia Federal disparando material de campanha no WhatsApp com o celular funcional do gabinete na última campanha.

Derrotado na primeira instância, ele conseguiu reverter a ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o Ministério Público recorreu e o destino do provável próximo presidente da Câmara está nas mãos do ministro Edson Fachin.

Com a palavra, o vereador Domingos Paula

Sobre a reportagem veiculada no site Portal 6 neste 28 de Janeiro, envolvendo o nosso mandato, cabe esclarecer que:

1. Ao longo de três mandatos na Câmara Municipal de Anápolis, seguimos ampliando a nossa representatividade junto à população no Legislativo Municipal, o que nos credencia a estabelecer o diálogo político dentro e fora na Câmara, sempre visando defender os interesses de nossa cidade e da região onde atuamos.

2. Ao contrário do que afirma o artigo, o vereador Domingos Paula não responde a qualquer inquérito na Polícia Civil, sobre questionamentos de qualquer natureza.

3. Os questionamentos jurídicos são próprios de qualquer democracia saudável, assim como o amplo direito de defesa. A reversão de decisões é a forma como o Direito garante a materialização da justiça. Questionar este rito é um posicionamento político perigoso, que coloca em risco as nossas liberdades.

4. Ao contrário do que afirma o artigo, o MP-GO não recorreu de qualquer decisão favorável ao nosso mandato. Quem o fez, em verdade, foi o grupo político que mantém interesse em um espaço na Câmara Municipal. Encaramos esta decisão com naturalidade e própria do processo político.

5. Ainda que isto custe o desagrado de outros grupos políticos, seguiremos atuando junto aos interesses da população e defendendo o amplo direito à liberdade, sobretudo exaltando o trabalho da imprensa e o direito à manifestação livre de opinião. Somente cabe-nos corrigir algumas informações que levem o leitor ao engano.

6. Estamos à disposição e com as portas de nosso gabinete abertas para qualquer tipo de indagação sobre nossa atuação política. Acreditamos no poder transformador do diálogo e da união de todos, da política à imprensa, passando por todos os anapolinos, para construirmos uma cidade cada vez melhor e mais justa.

Vereador Domingos Paula de Souza

Vice-presidente da Câmara Municipal de Anápolis

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.