Palmeiras não tem mundial? 6 curiosidades sobre o time

Centenário, time tem diversas curiosidades que são pouco conhecidas pela própria torcida e pelos torcedores rivais

Pedro Hara Pedro Hara -
palmeiras
Fundado em 1914, clube paulista é um dos mais tradicionais do país. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Atual bicampeão da Copa Libertadores, o Palmeiras é um dos mais importantes clubes do Brasil. Fundado em 1914, o time paulista possui algumas peculiaridades que são conhecida por poucos.

Uma das principais perguntas que surgem é se o clube conquistou ou não um Mundial de clubes. A resposta está aqui, além disso, também há outras curiosidades sobre o time.

1. Clube adotou três nomes durante a história

Em princípio, o clube surgiu com nome de Palestra Itália. Em virtude da 2ª Guerra Mundial em 1942, Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, ordenou que símbolos que remetessem a países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão) fossem retirados.

Como resultado, o Palestra Itália virou inicialmente Palestra de São Paulo. Mas ainda em 1942, o Palmeiras adotou o nome que possui hoje.

A escolha se deu a fim de homenagear a Associação Atlética das Palmeiras, que havia ajudado o time a disputar o Campeonato Paulista de 1916.

palmeiras

Em virtude de ter disputado o Campeonato Paulista de 1916 com a ajuda da Associação Atlética das Palmeiras, clube adotou o nome. (Foto: Divulgação)

2. Hino composto por apenas uma pessoa

Os versos como “Defesa que ninguém passa, linha atacante de raça, torcida que canta e vibra” foram compostos em 1949.

O que quase ninguém sabe é que Antônio Sergi e Gennaro Rodrigues, que assinam o hino do clube, são a mesma pessoa. Ou seja, Gennaro Rodrigues foi apenas um pseudônimo adotado por Sergi.

compositor hino

Hino do clube foi composto em 1949 por Antônio Sergi, maestro e regente da orquestra ítalo-brasileira, além disso foi médico cardiologista. (Foto: Divulgação)

3. Palmeiras e Brasil, uma mistura que dá certo

Penta campeão da Copa do Mundo, o Brasil tem um pouco de Palmeiras em cada uma dessas conquistas. Assim como o São Paulo, a equipe é a única a ceder jogadores para a Seleção Brasileira em todos os títulos conquistados.

São eles: Mazzola (1958), Djalma Santos, Zequinha e Vavá (1962), Leão e Baldocchi (1970), Zinho e Mazinho (1994) e Marcos (2002).

goleiro marcos palmeiras

Conforme brilhava no Palmeiras, Marcos ganhava espaço na Seleção Brasileira e foi titular na campanha do Penta em 2002. (Foto: CBF)

4. Carrasco dos brasileiros 

Já foram disputadas 62 finais na história da Libertadores. Nesse meio tempo, quatro dessas decisões contaram com a participação de dois clubes brasileiros.

Nas duas finalíssimas em que esteve presente ao lado de outro time do Brasil, o Palmeiras se sagrou campeão ao vencer Santos (2020) e Flamengo (2021).

campeão libertadores

No momento em que enfrentou brasileiros, time venceu as duas finais. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

5. Celebrado hoje, mascote já foi motivo de polêmica

Mascote da equipe, o ‘porco’ surgiu como forma de provocação dos rivais em 1969, após uma tragédia envolvendo dois atletas do Corinthians, que faleceram em um acidente de trânsito.

Contudo, em 1986, a torcida abraçou o novo mascote que foi oficializado pelo Palmeiras anos depois.

mascote palmeiras

Ao lado do periquito, porco é um dos mascotes oficiais do Palmeiras. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

6. E o Mundial?

O Palmeiras não tem Mundial? A discussão é bastante recorrente e polêmica. O título que a equipe possui é a Copa Rio de 1951. Principal entidade do futebol, a Fifa reconhece o título como Campeonato Mundial. Entretanto, o título é contestado por torcedores rivais, já que o clube não venceu a Libertadores.

palmeiras mundial

Copa Rio reuniu clubes do mundo todo e é similarmente comparado a Copa Intercontinental. (Foto: Divulgação)

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.