Pagamento do IPVA em Goiás poderá ser parcelado em até 10 vezes

Projeto de lei ampliando o prazo foi enviado pelo Governo de Goiás à Assembleia Legislativa

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Atualmente, país não conta com veículos populares.(Foto: Reprodução)

Um projeto de lei enviado pelo Governo de Goiás à Assembleia Legislativa (Alego) visa permitir o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até dez vezes, antes do vencimento do prazo.

Atualmente, o tributo pode ser dividido em somente três vezes, antes da data final de pagamento. A previsão é de que o benefício tenha validade ainda em 2022.

A Governadoria ainda deve divulgar um novo calendário com a ampliação dos prazos de acordo com cada vencimento.

A alíquota do IPVA, conforme o Código Tributário do Estado de Goiás, varia seguindo o tipo de veículo, desde 1,25% para ônibus e semelhantes, até 3,75% para veículos terrestres de passeio, por exemplo.

Vale destacar que Goiás oferece desconto de 5% a 10% no IPVA para quem participa do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG). O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo site www.economia.go.gov.br/nfgoiana.

Além disso, dentre outros benefícios, estão a não cobrança de IPVA de veículos a partir de 15 anos de uso e desconto de 50% do imposto para veículos populares (1.0) e motocicletas 125cc, se o proprietário pagar o imposto em dia e não tiver cometido infração de trânsito no ano anterior.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.