Secretário de Saúde entrega dia em que máscaras não serão mais obrigatórias em Goiás

Fala de Ismael Alexandrino ocorreu durante entrevista à TV Anhanguera nesta quarta-feira (09)

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Imagem mostra ex-secretário Ismael Alexandrino. (Foto: Reprodução)

O uso obrigatório de máscaras em Goiás pode estar finalmente chegando ao fim. A partir da próxima segunda-feira (14), os municípios goianos enfim poderão abolir o uso de máscaras em locais abertos.

O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde do estado, Ismael Alexandrino, nesta quarta-feira (09), em uma  entrevista concedida ao Jornal Anhanguera.

Mas apenas cidades que apresentarem cobertura vacinal contra a Covid-19 acima de 75% poderão aderir a nova medida.

“Os municípios que tiverem acima de 75% de aplicação da vacina eles poderão liberar [o uso de máscara] em ambiente aberto e posteriormente, a depender da evolução, a tendência é que libere para ambiente fechado também”, afirmou Ismael.

A possibilidade será debatida hoje com o Centro de Operações de Emergências (COE), em Goiânia, em que analisarão a situação pandêmica no estado.

“Estamos em queda sustentada de contaminação, de internações e número de óbitos. O propósito é buscarmos certa normalidade. Claro que a pessoa poderá fazer sua avaliação própria se usará ou não a máscara. Mas a obrigatoriedade deve cair na próxima semana”,  afirma Ismael em entrevista ao Jornal.

Caso aprovada, Goiânia é uma das cidades aptas para a liberação do uso obrigatório de máscara, já que alcançou a marca de 75,3% da população, acima de cinco anos,  vacinada com a primeira ou segunda dose.

Cidades como Anápolis e Minaçu,  já avançaram e liberaram o uso de máscaras em ambientes públicos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade