Entenda porque os semáforos de Goiânia dão tanto problema para motoristas

Segundo Secretaria de Mobilidade, são realizadas avaliações diárias para melhorar fluxo de veículos no município

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Trânsito em Goiânia. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia).

Uma reclamação recorrente entre os motoristas que transitam por Goiânia são os semáforos, que vira e mexe ficam dessincronizados, atrapalhando assim o fluxo dos veículos.

Dois lugares comuns, por exemplo, são na Avenida 85, sentido Praça Cívica e na Av. T-9, próximo aos Blocos do Marista, também sentido Centro.

Para entender o que acontece nas ruas da capital, o Portal 6 conversou com o gerente de Sinalização Semafórica da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Claudivino Luiz da Rocha.

O servidor explicou que essas falhas de sincronia são ocasionadas por diversos fatores, geralmente externos (como acidentes, cabos danificados por intempéries), que acabam afetando a rede elétrica.

“Quando há quedas de energia, por exemplo, acaba prejudicando. A gente faz manutenção preventiva, especialmente quando está no período chuvoso, mas quando se trata da parte elétrica, é algo que pode acontecer”.

Para evitar que situações assim ocorram, Claudivino pontuou que a SMM está trabalhando para trazer novas tecnologias, mais eficientes e melhorar a questão das sincronizações.

Atualmente, ele afirmou que a pasta realiza avaliações diárias para conferir as condições de trânsito nas vias com semáforo em Goiânia.

“Nossos engenheiros elétricos fazem um estudo técnico do local, considerando comércio, fluxo de veículos, uma série de situações, para definir a programação. Depois, vemos como que foi o impacto na região e faz ajustes, se precisar”, detalhou.

Claudivino também apontou que diariamente são seis equipes da pasta que fazem rondas pela cidade, realizando avaliações e manutenções na rede semafórica do município.

“A cidade é um ser vivo, a população precisa todos os dias fazer as movimentações e estamos trabalhando todo dia a serviço dela”, complementou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade