6 perigos que seu celular está correndo e você provavelmente não sabe

Alguns golpes se tornaram comuns com o avanço da tecnologia e é preciso ficar atento com conteúdos suspeitos que podem chegar na tela do seu aparelho

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
6 perigos que seu celular está correndo e você provavelmente não sabe
Golpes pelo celular estão cada vez mais comuns. (Foto: Reprodução)

Quanto maior o avanço tecnológico, maior também podem se tornar as vulnerabilidades na internet e, consequentemente, os perigos no celular. Os golpes nas redes sociais se tornaram cada vez mais comuns, entretanto podem ser evitados. Saiba como se proteger, veja:

6 perigos no celular que você está correndo e provavelmente não sabe:

 1. Mensagem de SMS

Uma prática muito comum entre os golpista é o envio de SMS com conteúdo suspeito. 3 a cada 6 golpes são realizados por mensagens fraudulentas. Dessa forma, as vítimas são facilmente enganadas e seus dados são roubados.

Normalmente, os bandidos enviam códigos de bancos e instituições financeiras, ou então ofertam vagas de empregos tentadoras. Depois disso, as vítimas seguem um passo a passo e os criminosos acessam informações confidenciais.

2. Clonagem de WhatsApp

Está prática ganhou popularidade com o crescimento do aplicativo de troca de mensagens instantâneas. Os bandidos clonam o WhatsApp da vítima e mandam mensagens para amigos e familiares solicitando uma quantia de dinheiro.

Muitas pessoas caem nesse tipo de golpe porque os golpistas utilizam a mesma foto de perfil da vítima, o que dificulta a identificação.

3. Sites falsos

Quando você clica em algum link, é preciso ter cuidado. Outro golpe que pode aumentar o perigo no celular é o de sites falsos. Os criminosos criam páginas fakes e forçam as vítimas a baixar um suposto ‘antivírus’.

Depois disso, quando o usuário instala o aplicativo, os bandidos facilmente capturam as informações contidas no aparelho telefônico.

4. Perfis fakes

Com o crescimento da utilização das redes sociais, ficou mais fácil se passar por alguém dentro da internet. Por isso, é necessário ter cuidado com desconhecidos.

Em muitos casos, os bandidos se passam até por contas de lojas e começam a vender produtos que nunca serão entregues.

Em outras situações, o golpe consiste em simular relacionamentos virtuais com as vítimas para ganhar confiança e, posteriormente, se aproveitarem da situação.

5. Aplicativos de fraude

Uma maneira de roubar os seus dados é forçando que você baixe certos aplicativos por conta própria. O golpe pode acontecer sem que você perceba ao acessar alguma página ou perfil infectado.

6. Golpe do investimento

O número de investidores no Brasil vem aumentando a cada dia. Dessa forma, os bandidos pensaram em outras formas de fazer novas vítimas.

Golpistas se passam por corretores financeiros e prometem retorno monetário para investimentos em moedas digitais. A pessoa faz o pagamento e o bandido apenas desaparece com o dinheiro.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade