Retorno das Cavalhadas terá festa em Pirenópolis e outras três cidades de Goiás

Circuito será aberto neste fim de semana, com eventos presenciais em quatro municípios

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Circuito de Cavalhadas. (Foto: Divulgação/Victor Ferreira)

O Circuito de Cavalhadas está de volta, depois de dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19. Neste fim de semana, quatro cidades goianas recebem os primeiros eventos.

Santa Cruz, Posse, Jaraguá e Pirenópolis inauguram o roteiro de uma das festas mais tradicionais do estado. Os desfiles ocorrem neste sábado (04) e domingo (05).

Ao todo, 12 municípios farão parte das festas da Cavalhadas. Além dos quatro que abrem o circuito, também estão incluídos Corumbá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Terezinha, Hidrolina, Pilar de Goiás e cidade de Goiás.

“As Cavalhadas são parte fundamental do calendário cultural de diversas cidades goianas e fomentam a identidade desses municípios. Além do caráter histórico, essa importante tradição goiana fomenta também o turismo e a economia local, pois atraem turistas das mais variadas partes do nosso país”, disse o secretário de Cultura, Marcelo Carneiro.

A festa é marcada pela representação das batalhas ocorridas entre cristãos e mouros, na Península Ibérica, entre os séculos IX e XV.

Em uma luta coreografada, 12 cavaleiros de cada lado representam os dois exércitos. Além disso, há também a presença dos Mascarados que saem às ruas, a pé ou a cavalo.

Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás
Data: 04 e 05 de junho
Local: Centro Cultural Tio Negrinho, Centro, Santa Cruz de Goiás (GO)
Horário: 15h

Cavalhadas de Posse
Data: 04 de junho – 20h30
05 de junho – 15h
Local: Estádio Serra das Araras, R. Est. José Fernandes, 189 – Cafelândios, Posse (GO)

Cavalhadas de Jaraguá
Data: 05 e 06 de junho
Local: Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira, Jaraguá (GO)
Horário: 14h30

Cavalhadas de Pirenópolis
Data: 05,06 e 07 de junho
Horário: 14h
Local: Módulo Esportivo de Pirenópolis, Pirenópolis (GO)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade