6 alimentos que têm nomes que você não sabia

Cuidado ao chegar em outras cidades brasileiras e se deparar com um cacetinho, jerimum e um ju-ju din-din

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 alimentos que têm nomes que você não sabia
No Sul do país, o pão francês é conhecido por cacetinho. (Foto: Reprodução)

O Brasil é um país extenso e ele é grande não só em questões territoriais, mas também quando se trata de cultura, costumes e sotaques. É por conta disso que é muito comum você chegar em uma cidade diferente e procurar por certos alimentos e não encontrar.

E não, não é porque não tem essa comida lá, é porque, simplesmente, as pessoas deram outro nome para o alimento, mas se trata da mesma coisa!

6 alimentos que salvam quem esquece de beber água durante o dia

Existem frutas e vegetais mais suculentos que hidratam o nosso corpo. (Foto: Reprodução)

6 alimentos que têm nomes que você não sabia:

1. Abóbora

Sabia que a abóbora é uma fruta, assim como o tomate? E, acredite, essa não é sua única curiosidade.

É muito comum você chegar na região nordeste do Brasil e se deparar com um “jerimum” e não com a abóbora, que a maioria das pessoas conhecem.

2. Tangerina

É impossível fazer uma lista desses alimentos e não incluir a tangerina, já que ela possui mais de cinco nomes espalhados pelo país.

No Sudeste é conhecida como “tangerina”, no Sul, a galera come “bergamota”, já no Nordeste, é chamada de “mimosa” e “laranja-cravo”.

Existem ainda outras variações como “mandarina”, “fuxiqueira” e “manjerica”. E aqui em Goiás também a chamam de “poncan” ou “mixirica”.

3. Mandioca

Outro alimento também muito conhecido e que possui mais de um nome é a mandioca.

No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, ela é chamada de “aipim”. E além disso, ela também é conhecida por “castelinha”, “uaipi” e “macaxeira”.

4. Pão Francês

Antes de ir para o Rio Grande do Sul, não se assuste quando for comprar um pão francês, porque os gaúchos o chamam de “cacetinho”.

E não para por aí, em outras regiões do país o tradicional alimento da padaria recebe o nome de “pão carequinha”, “pão de sal” e assim vai.

5. Geladinho

Quem não adora se deliciar com um geladinho? Ainda mais quando se trata de épocas de muito calor.

Esse tipo de picolé recebe vários nomes pelo Brasil, no Rio de Janeiro é chamado de “sacolé” e em São Paulo “chup-chup”.

Em Goiás, por “laranjinha”, independente de sua cor, e no Nordeste, é bem engraçado: “ju-ju din-din”.

6. Mingau

Por último, se você não sabia dessa aqui vai: o mingau também não escapa dessa lista!

Em São Paulo, a galera chama de “curau”, enquanto no Nordeste também é conhecido como “canjica”. Se você ficou confuso, te entendemos, mas não há nada a ser feito!

Quer se manter sempre bem antenado? Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade