6 formas inteligentes para espantar o calor e deixar a casa fresquinha mesmo sem ter ar-condicionado

Às vezes o calor causa muito incômodo, mas há maneiras de reverter isso sem abrir o bolso para comprar o aparelho

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 formas inteligentes para espantar o calor e deixar a casa fresquinha mesmo sem ter ar-condicionado
Há uma parte do dia que faz muito calor e um sol muito quente invade o céu. (Foto: Reprodução)

Sempre há uma parte do dia que faz muito calor e o sol quente invade o céu. Mas sabia que existem maneiras de espantar o calor e, de quebra, ainda deixar a casa fresquinha? Hoje iremos te apresentar 6 formas muito práticas que vão salvar sua vida, mesmo se você não tiver ar-condicionado! 

6 formas de espantar o calor e deixar a casa fresquinha:

1. Abra as janelas

Essa primeira dica parece um pouco óbvia, mas abra as janelas! Inclusive, opte por abrí-las a partir das 4 horas da tarde. Basicamente, segundo a Diretoria de Meteorologia do Chile (DMC), esse seria o horário logo após o pico de temperatura mais alta.

2. Cortinas fechadas

Em segundo lugar, enquanto as janelas estiverem abertas, deixe as cortinas fechadas, especialmente se você tiver aquelas blackout. Basicamente, isso ajudará a diminuir a sensação térmica.

3. De olho na cozinha 

Em seguida, essa dica pode ser um pouco difícil, mas evite usar o seu fogão. De modo geral, esse eletrodoméstico pode fazer propagar uma onda de calor em toda sua casa. Porém, a dica que damos é colocar o fogão de lado de fora da casa ou começar a usar mais a churrasqueira no dia a dia.

4. Aproveite a noite 

Depois disso, nossa próxima dica para espantar o calor e deixar a casa fresquinha é deixar a brisa noturna entrar. Isso porque, durante o verão, quando a noite chega, as temperaturas tendem a cair muito. Por isso, abra as janelas e deixe sua casa ventilar.

5. Livre das luzes incandescentes

A seguir, se você precisava de mais um motivo para instalar lâmpadas fluorescentes em casa, veja só: as luzes incandescentes gastam cerca de 90% de sua energia com o calor que emitem. Por isso, tornam o ambiente um pouco mais quente do que deveria.

6. Ajustes na construção

Por fim, nossa última dica é: se você planeja não usar ar-condicionado mesmo, planeje sua casa! Logo, invista em janelas com isolamento térmico, plante árvores e planeje-se a longo prazo.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade