6 regras que a maioria das pessoas que dirigem moto precisam seguir, mas não sabem

Por mais que a moto possa parecer um veículo mais simples e com menos exigências, ela exige que os cuidados sejam redobrados

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 regras que a maioria das pessoas que dirigem moto precisam seguir, mas não sabem
Para segurança própria e até mesmo dos outros condutores e pedestres, os motociclistas precisam obedecer as regras. (Foto: Reprodução)

No Brasil existem diversas regras voltadas exclusivamente para motociclistas, para que possa existir um trânsito mais seguro. No entanto, a maioria dos brasileiros que conduzem moto não sabem dessas obrigações.

Por mais que a moto possa parecer um veículo mais simples e com menos exigências, ela exige que os cuidados sejam redobrados.

Para proteger os condutores em casos de acidente e também garantir um trânsito mais seguro para todos, as leis presentes principalmente no Código de Trânsito Brasileiro são essenciais.

Além disso, o descumprimento das regras pode trazer sérios prejuízos para o motociclista, tanto financeiramente, como até mesmo para a vida.

Pensando justamente na segurança, a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) criou uma lista com mandamentos que os condutores devem seguir.

Para te manter atento e bem informado, separamos algumas dessas obrigações que poucos conhecem.

6 regras que a maioria das pessoas que dirigem moto precisam seguir, mas não sabem

1. Óculos protetores 

Caso o capacete não possua uma viseira embutida, o motociclista só pode dirigir pelas vias se estiver usando um óculos protetor.

Isso porque a viseira ou o óculos são essenciais para a proteção dos olhos do condutor, evitando assim que partículas de poeira, insetos ou pedregulhos do asfalto atinjam a visão do motorista e consequentemente cause algum acidente.

2. Vestuário de proteção 

Outra regra que a maioria não conhece é que o vestuário de proteção é uma exigência para todos os motociclistas brasileiros.

O vestuário consiste basicamente no uso de calças compridas grossas, casacos, luvas e botas de couro para evitar ferimentos graves em acidentes.

3. Trajes refletivos 

Durante a noite as vias ficam ainda mais perigosas e existe uma dificuldade ainda maior dos motoristas de veículos maiores enxergarem os motociclistas.

Por isso, os condutores devem utilizar roupas claras e de preferência, com algum material refletivo.

Além disso, nas rodovias também é necessário ligar o pisca alerta para que possa ser visto com antecedência.

4. Transporte de Crianças 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, crianças com idade inferior a 10 anos não podem ser transportadas em motocicletas.

Antes a idade mínima para o transporte era de sete anos, porém, com as mudanças no código em  2020, ficou proibido para menores de 10 anos ou que não possuam condições de cuidar da própria segurança.

5. Distância Segura 

A maioria dos condutores de motos não sabe, mas existe uma distância segura a ser mantida de outros veículos para evitar acidentes.

O correto é que principalmente em rodovias e avenidas, o motociclista mantenha uma distância de cerca de cinco metros daqueles que estiverem na frente.

6. Atenção 

A regra que pode ser considerada como sendo a mais importante é que o condutor mantenha a atenção no trânsito e evite possíveis distrações.

Isso porque por menor que seja, uma simples distração pode acabar se tornando a causa de um grave acidente.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade