6 hábitos simples que todo mundo que quer evitar ter um AVC deve seguir

Dados revelam que, apenas no Brasil, cerca de 100 mil pessoas morrem por ano por causa da doença, tornando esta a segunda maior causa de óbitos

Isabella Valverde -
6 hábitos simples que todo que quer evitar ter um AVC deve seguir
O AVC ocorre quando algum problema impede o fluxo sanguíneo no cérebro, causando uma paralisia no lado afetado. (Foto: Reprodução)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um temido problema de saúde que atinge principalmente os homens e pode mudar para sempre a vida do paciente que recebe o diagnóstico.

Considerado como uma das principais causas de internações, incapacitações e até mesmo de morte do mundo, o AVC provoca a paralisia de uma parte do cérebro.

Dados revelam que apenas no Brasil, cerca de 100 mil pessoas morrem por ano por causa da doença, tornando esta a segunda maior causa de óbitos do país.

Isso ocorre porque a condição leva ao entupimento ou rompimento dos vasos que transportam o sangue para a região cerebral, levando a falta de circulação sanguínea no local e a consequente paralisia.

No entanto, uma pesquisa recente publicada no dia 20 de julho pela revista americana  Journal of the American Heart Association, traz uma certa esperança em relação ao problema de saúde.

Por isso, separamos alguns dos hábitos cotidianos apontados pelos pesquisadores que podem reduzir as chances deste tipo de diagnóstico em até 43%.

6 hábitos simples que todo que quer evitar ter um AVC deve seguir

1. Dieta balanceada 

Uma simples dieta balanceada pode oferecer diversos benefícios para a saúde humana e dentre eles, reduzir os riscos de um AVC.

Uma alimentação saudável nutre o organismo com proteínas, minerais e vitaminas essenciais, auxiliando a evitar algumas doenças.

Dentre os vários benefícios de uma dieta balanceada também está o aumento de energia, da imunidade, concentração e também a redução da fadiga.

2. Exercícios Físicos 

Outra prática que, quando realizada regularmente, conta apenas com pontos positivos para a saúde, é a de exercícios físicos.

Os exercícios não só diminuem os riscos de um AVC, como também ajudam a prevenir outros problemas como a diabetes.

O melhor é que você pode encontrar a sua modalidade preferida e tornar esse cuidado com a saúde, uma atividade relaxante e prazerosa.

3. Não fumar 

Os riscos existentes de desenvolver um AVC é considerado  duas vezes maior para pessoas fumantes quando se comparado com as que não fumam.

Inclusive, pesquisas indicam que cerca de  20% dos diagnósticos do problema de saúde possuem alguma relação com o tabagismo.

Além disso, o consumo de cigarro é um vício que pode causar diversos outros problemas.

4. Controle da pressão 

A hipertensão arterial, ou como é mais conhecida, pressão alta, ataca os vasos sanguíneos e consequentemente, traz riscos ao bom funcionamento dos órgãos do corpo humano.

Sem apresentar sinais evidentes, o problema pede que o paciente mantenha a atenção redobrada.

Em alguns casos, uma dieta adequada passada por um médico especialista pode ser o suficiente para manter o controle da pressão.

5. Níveis de açúcar no sangue 

Além de causar a tão temida diabetes, os níveis de açúcar no sangue também podem aumentar as chances de um Acidente Vascular Cerebral.

Estes índices acima do normal são chamados de hiperglicemia e podem ter diferentes causas.

A quantidade insuficiente de insulina no organismo, a obesidade, o sedentarismo e até mesmo uma dieta repleta de carboidratos e doces podem motivar essa alteração.

6. Colesterol 

Um hábito simples que deve ser adotado por quem busca evitar um AVC, é o controle do colesterol.

De maneira simplificada, a prática regular de atividades físicas e uma dieta balanceada já contribuem bastante para esse controle.

Além disso, para evitar o AVC é essencial que se tenha um cuidado extra com aqueles alimentos carregados de LDL, o colesterol ruim. Afinal, quando ingerido em excesso ele faz com que as placas de gordura se acumulem nas artérias, dificultando assim o fluxo sanguíneo.

Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

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