Este é o maior perigo que quem recebe o Auxílio Brasil está correndo com a novidade anunciada pelo Governo

Lei recentemente sancionada permite um alívio momentâneo para as famílias beneficiadas, porém, pode apresentar um grande risco futuro

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Este é o maior perigo que quem recebe o Auxílio Brasil está correndo com a novidade anunciada pelo Governo
(Foto: Reprodução)

Todos os brasileiros beneficiados pelo Auxílio Brasil sabem que ele pode ser uma grande mão na roda para ajudar a pagar as contas. No entanto, uma novidade recentemente anunciada pode acabar se tornando um perigo para quem recebe o auxílio.

Foi sancionada pelo Governo Federal uma lei que garante que as famílias que recebem o benefício possam também realizar empréstimos consignados.

Com isso, todos os grupos familiares beneficiados pelo Auxílio Brasil e devidamente inscritos no CadÚnico, vão poder retirar quantias referentes à empréstimos e financiamento de instituições bancárias e financeiras cadastradas nesta modalidade.

Os bancos que tiverem o interesse de oferecer este tipo de empréstimo terão que realizar o cadastro junto ao Governo Federal. Como a Caixa Econômica Federal já é o órgão responsável pelo pagamento do auxílio, é provável que seja a primeira agência bancária à permitir a modalidade.

No entanto, antes de realizar qualquer procedimento, é importante que o brasileiro saiba do perigo que pode estar correndo.

Este é o maior perigo que quem recebe o Auxílio Brasil está correndo com a novidade anunciada pelo Governo

Claro que um empréstimo é visto como mais uma grande vantagem, já que vai oferecer uma quantia extra para auxiliar no pagamento daquilo que é mais essencial para o beneficiário.

Porém, especialistas financeiros apontam que essa modalidade pode oferecer um enorme risco para as famílias que recebem o Auxílio Brasil, se tornando assim uma forma de comprometimento do benefício recebido.

Mas antes, vamos entender como essa novidade do Governo Federal irá funcionar.

Basicamente, o beneficiário interessado poderá obter uma quantia de até 40% do benefício recebido com o crédito consignado.

Este valor creditado será diretamente descontado da própria fonte. Ou seja, apenas o restante seria debitado pela União na conta poupança social do beneficiário.

O grande vilão desta nova modalidade anunciada pelo Governo Federal para os beneficiários do Auxílio Brasil acabaca sendo aquela já temida taxa de juros.

Isso porque o juros para este tipo de empréstimo consignado pode alcançar  5% ao mês, número preocupante que ultrapassa a taxa de crédito cobrada para aposentados e pensionistas, que é de apenas 2,14% ao mês.

Além disso, também supera a quantia cobrada para o cartão de crédito consignado, que conta com o valor máximo permitido de 3,06% ao mês.

Diante disso, especialistas financeiros acreditam que o alívio oferecido pelo empréstimo consignado para as famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil seria apenas momentâneo, podendo levar à um endividamento ainda maior no futuro.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade