Motoristas já podem olhar se têm direito ao novo benefício; consulte pelo CPF se você vai receber

Estimativas do Governo Federal apontam que cerca de 900 mil motoristas autônomos devem ser beneficiados com o novo programa social

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Motoristas já podem olhar se têm direito ao novo benefício; consulte pelo CPF se você vai receber
Benefício será pago aos caminhoneiros autônomos até dezembro. (Foto: Reprodução)

Com a aprovação do novo benefício, motoristas autônomos de caminhão já podem conferir se possuem ou não direito ao auxílio de R$ 1 mil do Governo Federal.

O Auxílio Caminhoneiro, ou como também é conhecido, Bem Caminhoneiro, será pago aos trabalhadores somente até dezembro.

O Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga é uma espécie de compensação pelos crescentes aumentos no preço dos combustíveis paga aos transportadores autônomos de carga.

Estimativas do Governo Federal apontam que cerca de 900 mil motoristas autônomos devem ser beneficiados com o novo programa social.

Motoristas já podem olhar se têm direito ao novo benefício; consulte pelo CPF se você vai receber

Para se ter direito de receber o benefício, o caminhoneiro deve primeiro ter sido incluído no Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas (RNTRC) até o prazo máximo de 31 de maio e deve estar com o cadastro ativo já no dia 27 de julho.

Um outro requisito é contar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos, além de possuir registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)  sobre um transporte de carga realizado de primeiro de janeiro até 27 de julho.

Os motoristas que se encaixam nos critérios e já possuem cadastro no site do Governo, Gov.br, podem consultar  pelo Portal Emprega Brasil se vão receber o Auxílio Caminhoneiro.

Na plataforma, após informar o CPF e a senha cadastrada, o trabalhador terá acesso à informação na opção “Consulta do Benefício TAC-Taxista”, que abrange tanto os taxistas, como os transportadores autônomos de carga (TAC).

Uma outra opção é consultar a situação do benefício no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível tanto para dispositivos com sistema Android, como para iOS.

Também a partir do cadastro no Gov.br, essa segunda alternativa de consulta pelo app pode ser realizada na aba “Benefícios”.

No entanto, a verificação pelo aplicativo ainda não está disponível para dispositivos iOS e ainda não tem uma data definida para que a opção seja liberada.

Caso o trabalhador possua o direito de receber o benefício, mas tiver sido informado pelo sistema de que está com alguma pendência que impede o pagamento, é necessário buscar a ANTT para regularizar a situação.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.