Defesa Civil faz alerta para população de Goiânia após umidade atingir patamar crítico

São mais de 100 dias sem chuvas no estado e previsão é de que a população ainda terá de conviver bastante com essa circunstância

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
Imagem mostra o Cerrado seco e vista de Goiânia sem nenhuma nuvem no céu. (Foto: Divulgação/ Governo de Goiás)

A Defesa Civil emitiu sinais de alerta após a umidade do ar detectar umidade relativa do ar em torno de  12%  – considerado crítico tanto para a população quanto para o aumento da incidência de incêndios florestais, por exemplo. O aviso vale para todo o fim de semana.

Na capital, a temperatura pode chegar a 34ºC e a umidade não ultrapassa os 55%. Essas características – semelhantes a de grandes desertos espalhados pelo mundo –  podem causar dor de cabeça e problemas respiratórios. O  ideal é se hidratar bem e evitar exposição ao sol, sobretudo, nos horários entre às 10h e 16h.

O estado de alerta também leva em consideração o número de queimadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Goiás vem registrando uma queimada a cada 30 minutos.

Já foram realizados registros em todos as regiões do estado – desde parques, região metropolitana e reservas.

São mais de 100 dias sem chuvas no estado e, conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás  (Cimehgo), a previsão é de que precipitações mais intensas só devem ocorrer em meados de outubro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade