Projeto prevê criação de parque linear no Rio das Almas, em Pirenópolis

Novo Plano Diretor deve apontar medidas para garantir recuperação de um dos cartões postais da cidade

Bruna Ariadne Bruna Ariadne -
Rio das Almas, em Pirenópolis, deve ter parque linear. (Foto: Reprodução)

Um novo plano diretor prevê a recuperação da fauna e flora de um dos cartões postais de Pirenópolis: o Rio das Almas. As novas diretrizes apontam até para a implementação de um parque linear para garantir a preservação.

O plano aponta ações de preservação também para os afluentes, como o Morro do Frota, o Morro de Santa Bárbara e para os cursos d’água e nas nascentes.

Segundo o geólogo e especialista em políticas públicas, Silvio Mattos, responsável pelo novo plano diretor do afluente, argumentou sobre a necessidade de realizar essas intervenções.

“É necessário compartilhar a responsabilidade com os outros municípios de maneira a proteger e ter uma gestão integrada da bacia hidrográfica como um todo. Além de criar, via governo estadual, um consórcio da bacia hidrográfica do rio das Almas e seu respectivo comitê de bacias”, explicou.

Com a retomada do plano ambiental, além de novas propostas, está previsto que seja implementado o Parque Urbano Ambiental Linear do Rio das Almas e seus afluentes, que já estava prevista desde o projeto do Plano Diretor de 2002.

“O Parque Linear para o Rio das Almas é um projeto que, além de proporcionar lazer, irá trazer a melhoria no microclima local da cidade com o aumento da massa verde através de revegetação de áreas sensíveis degradadas e de APP’s. É um local para práticas de esportes e ainda, um grande gerador de emprego e renda a pequenos comerciantes”, afirmou Silvio Mattos.

O relatório técnico do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste (ITCO) propôs ao governo do Estado ainda a criação do programa Produtor de Água, que funcionaria por meio de adesão voluntária de produtores rurais que aceitarem a adotar práticas e manejos de conservação em suas terras para conservação de solo e água com remuneração.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade