Goiás tem 15 cidades em alto risco pelas fortes chuvas de dezembro

Algumas delas podem registrar temporais nesta segunda-feira (19) e já ultrapassaram média histórica do mês em poucos dias

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Alagamento em Pirenópolis. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pirenópolis)

Goiás tem 15 cidades em alto risco por conta das fortes chuvas. O levantamento é do Centro de Informações Hidrológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo).

A preocupação maior está na região Norte e Nordeste. Entre os municípios estão Formosa e Alto Paraíso de Goiás, que devem ter uma precipitação de 35 mm e 25 mm, com variação de nebulosidade nesta segunda-feira (19).

Em Alto Paraíso, a chuva nesta mesma data virá acompanhada de uma queda na temperatura. A previsão é de mínima de 17ºC podendo chegar até 25ºC.

As demais cidades em estado de risco são: Água Fria de Goiás, Cavalcante, Hidrolina, Itapaci, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João da Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Goiás.

Nesta mesma época do ano passado, o Nordeste do estado sofreu com enchentes e estragos causados pelo alto volume de chuva recebido, data em que parte da Bahia, que faz divisa, entrou em calamidade pública. Na ocasião, pontes caíram e estradas ficaram intransitáveis, isolando várias comunidades na região.

Outra localidade sob risco é Pirenópolis, no Leste goiano. O município já ultrapassou o nível médio de chuva estimado para o mês de dezembro.

O alerta do Cimehgo é para que os moradores das regiões ameaçadas fiquem atentos a possíveis situações de risco. Entre as precauções, é importante principalmente para aqueles que vivem em propriedades rurais, estarem em contato com vizinhos através de grupos de WhatsApp.

Os residentes das áreas afetadas devem acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, pelo 193 e 190, sempre que for necessário, além de evitar passar com carros por ruas inundadas ou episódios semelhantes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade