Você sabe qual a frequência correta para lavar as almofadas? Confira

Os travesseiros precisam de uma atenção especial para não prejudicar a saúde do seu sono

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Você sabe qual a frequência correta para lavar as almofadas? Confira
(Foto: Reprodução/ Designecologist/Pexels)

Cerca de 65% dos brasileiros sofrem de distúrbios do sono, percentual acima da média mundial de 45%. Isso é o que diz um estudo divulgado pela Persono, da Coteminas, sobre a qualidade do sono no país, o chamado “Acorda, Brasil!”. Essa epidemia de insônia está atingindo mais pessoas com o passar dos dias. Se você faz parte desse tipo, sabia que há truques para melhorar a qualidade de sono? Por exemplo, alimentação, estilo de vida e até mesmo lavar as almofadas?

A boa higiene da cama é fundamental para uma boa noite de sono. E isso engloba desde lençóis, cobertores, fronhas e travesseiros.

Aliás, limpar os travesseiros regularmente ajuda também a evitar problemas respiratórios.

Desta forma, você pode não apenas dormir melhor, mas também evitar dores indesejadas no pescoço, acne inesperada ou reações alérgicas desnecessárias.

Afinal, com que frequência devo lavar as almofadas?

Essencialmente, você vai identificar quando elas devem ser lavadas. Por exemplo, quando começar a te causar dor no pescoço ou nas costas, ou porque simplesmente não consegue encontrar a posição certa para dormir.

Além disso, outros fatores que determinam isso podem ser o odor, endurecimento e até manchas amarelas.

Todavia, no geral, os especialistas recomendam lavar as almofadas a cada três meses, assim você garantirá seu conforto e que eles estejam livres de alérgenos.

Além disso, os técnicos garantem que deve haver uma troca regular desses travesseiros a cada dois anos.

Como limpar as almofadas?

Antes de qualquer coisa, leia a etiqueta do seu item e certifique-se quaisquer recomendações do fabricante.

Bastante, as almofadas podem ser lavadas na máquina de lavar, principalmente se forem preenchidas com espuma simples, fibra acrílica ou fibra natural.

No geral, nossa recomendação é que você use água fria, no ciclo de lavagem suave. Depois de lavar é importante que deixe secar bem para evitar odores desagradáveis.

Por fim, outro truque para manter a sua almofada higienizada é deixá-la arejar de vez em quando ou colocá-la na máquina de secar, pois o calor ajuda a exterminar os germes e bactérias.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.