Alerta importante para todos que tem carteira de motorista no Brasil

Por conta das restrições causadas pela pandemia da Covid-19, os condutores tiveram um tolerância maior no tempo de renovação da certeira de motorista

Pedro Hara Pedro Hara -
Alerta importante para todos que tem carteira de motorista no Brasil
Motoristas devem se atentar ao prazo de renovação da CNH. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os brasileiros que possuem carteira de motorista devem se atentar ao prazo de vencimento do documento de habilitação, pois podem correr um enorme risco caso deixem a data passar em branco.

Por conta das restrições causadas pela pandemia da Covid-19 que assolou todo o mundo, os condutores tiveram um tolerância maior no tempo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O aumento do prazo foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em março de 2020, sendo na época adotado um calendário emergencial que contava com datas escalonadas.

Com a adoção de tal medida, foi possível evitar aglomerações nos Detrans de todo o país, respeitando as normas sanitárias de segurança contra o vírus e ainda oferecendo um maior prazo de renovação para os motoristas.

Todavia, com o fim das restrições, os brasileiros com carteira de motorista devem ficar atentos a um alerta importante para evitar problemas.

Alerta importante para todos que tem carteira de motorista no Brasil

Desde segunda-feira (02), primeiro dia útil do ano, o prazo limite para a renovação da CNH voltou a ser de 30 dias a partir da data de vencimento do documento, assim como já era antes da pandemia.

O prazo estendido seguirá valendo apenas para os condutores cujo a carteira de motorista venceu até o dia 31 de dezembro do ano anterior. Nestes casos, o brasileiro poderá renovar a sua habilitação presencialmente no Detran.

Todavia, é importante destacar que caso seja pego em uma blitz dirigindo com o documento fora da validade, o motorista estará sujeito a uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Calendário de renovação para CNHs que tiverem vencido até o dia 31 de dezembro de 2022

CNH vencida em maio de 2022 – Prazo de renovação até o dia 31 de janeiro de 2023;

CNH vencida em junho de 2022 – Prazo de renovação até o dia 28 de fevereiro de 2023;

CNH vencida em julho de 2022 – Prazo de renovação até o dia 31 de março de 2023;

CNH vencida em agosto de 2022 – Prazo de renovação até 30 de abril de 2023;

CNH vencida em setembro de 2022 – Prazo de renovação até 31 de maio de 2023;

CNH vencida em outubro de 2022 – Prazo de renovação até 30 de junho de 2023;

CNH vencida em novembro de 2022 – Prazo de renovação até 31 de julho de 2023;

CNH vencida em dezembro de 2022 – Prazo de renovação até 31 de agosto de 2023.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade