Alerta importante para idosos que recebem benefício do INSS

Até 2022, a prova de vida do INSS precisava ser feita anualmente pelos beneficiários para que não perdessem o direito de receber o auxílio

Pedro Hara Pedro Hara -
Alerta importante para idosos que recebem benefício do INSS
Prova de vida será realizada automaticamente. (Foto: Governo Federal)

Os idosos brasileiros que são contemplados pelo benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos a uma novidade relacionada a prova de vida.

Até 2022, o procedimento precisava ser realizado anualmente por todos os beneficiários para que eles não perdessem o direito de receber o auxílio.

Desde 2020, os segurados do conseguem provar que ainda estão vivos por meio da câmera do próprio celular, realizando uma biometria facial no aplicativo Meu INSS.

Agora, os idosos beneficiados poderão contar com maior praticidade, evitando possíveis dores de cabeça que podem acarretar no corte do benefício. Confira!

Alerta importante para idosos que recebem benefício do INSS

A partir deste mês de janeiro, a prova de vida do INSS será realizada de maneira automática pelo próprio órgão, evitando assim que os segurados precisem ficar saindo de casa para realizar o procedimento.

Com a novidade, por meio do cruzamento de informações, o sistema irá realizar uma análise da base de dados do Governo Federal para que possa se certificar de que os idosos estão realmente vivos.

Assim, cada vez que o segurado votar nas eleições, acessar o aplicativo Meu INSS ou outros do Governo, realizar algum empréstimo consignado com biometria, for atendido de forma presencial em alguma agência do INSS, passar por uma perícia médica, se vacinar, cadastrar ou recadastrar em órgãos de trânsito ou segurança, atualizar o CadÚnico, emitir ou renovar documentos pessoais, declarar o seu imposto de renda ou receber algum pagamento de benefício com biometria, a prova de vida será realizada.

Caso algo dê errado e a comprovação não possa ser realizada automaticamente, o brasileiro será avisado que terá que realizar manualmente, de preferência, utilizando o meio digital para essa renovação.

Todavia, para que a medida possa entrar em vigor ainda é necessário que a equipe da Previdência Social finalize todos os últimos detalhes para que a regulamentação seja publicada.

Com a publicação do documento, os segurados vão poder ter acesso a todos os detalhes de como será feito esse cruzamento automático das informações, assim como saberá exatamente como agir caso algo dê errado.

Para aqueles que não se sentirem seguros com a prova de vida automática, ainda será possível realizar a renovação em algum banco ou no próprio aplicativo.

Já para aqueles que querem se certificar da data da última confirmação, basta acessar a informação no site Meu INSS ou telefonar para o número telefônico  135.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade