Caiado sanciona lei que declara música sertaneja como patrimônio cultural de Goiás
Justificativa aponta que gênero musical expressa a cultura e as tradições goianas


Nesta quinta-feira (09), o governador Ronaldo Caiado (Ub) sancionou a Lei Estadual nº 21.749, que declara a música sertaneja como patrimônio cultural goiano.
A regulação também determina que, anualmente, no dia 1º de outubro – dia em que se comemora o Dia Internacional da Música -, um artista goiano receba a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por relevantes serviços prestados à sociedade.
A justificativa da matéria, enquanto ainda era um projeto de lei, aponta que a música sertaneja goiana se destaca nas principais plataformas musicais em níveis internacionais, além de ser o gênero mais ouvido em mais da metade dos estados do Brasil.
O autor do projeto de lei nº 8548/21, o ex-deputado Chico KBL (UB), destacou no documento que o gênero musical expressa a cultura e as tradições goianas, além de ter sido utilizado pelos artistas como instrumento de resistência social.
“Cantoras (…) abraçam um importantíssimo movimento artístico/social de expressão, resistência e de luta contra as atrocidades cometidas por uma sociedade machista”, apontou.