Você conhece a história de Anápolis e as principais curiosidades sobre a cidade?

Portal 6 lança o programa Enciclopédias Vivas e nesta primeira edição conversa com o pesquisador Claudiomir Gonçalves

Samuel Leão Samuel Leão -
Programa Enciclopédias Vivas recebe o pesquisador Claudiomir Gonçalves. (Foto: Elvis Godoi)

Enciclopédias Vivas é o novo programa de entrevistas do Portal 6. Disponível no Youtube, e mediado pelo repórter Samuel Leão, esta primeira edição recebeu Claudiomir Gonçalves, um pesquisador apaixonado pela história de Anápolis.

Ele também administra a página Anápolis na Rede, onde fotos e situações do passado da cidade são resgatadas. A entrevista ocorreu no Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho.

O pesquisador explicou que tudo começou a partir de uma iniciativa pessoal de restaurar fotos, que posteriormente passou a ser alimentada por fãs e espectadores. Atualmente ele recebe fotos de diversos anapolinos, as publica e organiza tudo em um acervo.

No Enciclopédias Vivas ainda foram debatidos quais eram os primeiros bairros da cidade, e quais se transformaram em outros atualmente. Claudiomir também relembrou a importância de Anápolis na construção das duas capitais vizinhas, Goiânia e Brasília.

Outra curiosidade citada foi a existência de outras cidades chamadas Anápolis não só no Brasil, mas no mundo. Ele lembra que houve uma em Sergipe, uma em São Paulo e ainda há outra nos Estados Unidos da América.

Além disso, o entrevistado comentou também um antigo movimento ocorrido em Anápolis, que pedia a adesão do município ao Distrito Federal. Para finalizar, compartilhou uma história folclórica sobre o museu anapolino, na qual teria ocorrido uma aparição fantasmagórica, onde antes era uma escola.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade