Entenda o que é bruxismo, transtorno que afeta cada vez mais anapolinos
Odontóloga explica que bater, apertar ou ranger os dentes enquanto dorme são alguns dos sintomas


Apesar do nome sugerir algo mais exótico, com ar até folclórico, o bruxismo é um transtorno no qual a pessoa bate, range, aperta ou desliza os dentes enquanto dorme.
Ao Portal 6, a odontóloga Ana Cláudia Dezzen contou sobre o aumento dos casos em Anápolis, especialmente entre jovens, potencializado após a pandemia.
“Conheço muitas pessoas e atendo casos que convivem com o problema, que até aumentaram depois da pandemia. Cada vez mais o diagnóstico se dá também em adolescentes”, relatou.
A ocorrência se dá de forma involuntária, podendo ter várias razões, como por exemplo o estresse ou a má qualidade do sono. Entretanto, a ocorrência acomete 15% de todas as pessoas durante a infância, tanto homens quanto mulheres.
Alguns levam esse hábito, involuntariamente, para a vida a adulta. Como é o caso de Pedro Alberto, de 27 anos, anapolino que relata ter descoberto o distúrbio após terminar o ensino médio e começar a faculdade.
“Já convivo com o bruxismo há 10 anos, e percebo um desgaste dos dentes e gengiva, além de dor de cabeça esporádica”, contou.
A especialista explanou que, muitas vezes, a condição é descoberta pela família, que escuta o barulho do ranger durante o sono, enquanto o próprio paciente relata apenas dores na articulação temporomandibular, dores de cabeça e sono não reparador.
“O tratamento vai depender da idade, intensidade e até das condições emocionais. Alguns recursos são o uso de placas miorrelaxantes, aparelhos funcionais e outras terapias complementares”, finalizou Ana Cláudia Dezzen.