Criança especial de Anápolis enfim será transferida após esperar por vaga na UTI

Pais do garotinho precisaram fazer apelo desesperado nas redes sociais para que Semusa agisse

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Pais de Bento buscaram as redes sociais para conseguir liberação da vaga. (Foto: Reprodução)

Após os pais vivenciarem momentos desesperadores enquanto aguardavam por um leito de UTI, o pequeno Bento Francisco Rodrigues Dantas, enfim conseguiu uma vaga no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), em Goiânia.

O garotinho, de apenas 02 anos, vive em Anápolis e possui diagnóstico de paralisia cerebral e síndrome de West. Por conta disso, também é alimentado por meio de sonda.

Nesta sexta-feira (28), ele passou mal e começou a apresentar baixa saturação e secreção intensa, sendo necessário encaminhá-lo com urgência à UPA Pediátrica.

Na unidade, os profissionais de saúde perceberam que Bento apresentava cansaço excessivo e exames comprovaram que ele tinha uma quantidade elevada de líquido nos pulmões. Por isso, foi necessário o uso de medicações.

Ao realizarem uma aspiração, a equipe também notou uma secreção espumosa e passou a desconfiar que o coração poderia estar bombeando líquido em excesso. Como os remédios não ajudaram, foi necessário recorrer para uma intubação para evitar uma possível parada cardiorrespiratória.

O procedimento de intubação ocorreu por volta das 21h, mesmo momento em que foi solicitada a UTI. Os pais de Bento, porém, tiveram de pedir ajuda nas redes sociais ao receberem a informação de que não havia em Anápolis nenhum leito disponível.

“Foi bem angustiante, pois ele tem suas comorbidades e temíamos por ele agravar mais a situação”, revelou ao Portal 6 Jefferson Dantas, pai do garotinho.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bento Francisco (@bento_francisco_west)

O genitor contou que, após relatarem o caso na internet, o próprio secretário de Saúde de Anápolis entrou em contato com ele, já na tarde deste sábado (29), para anunciar que havia saído uma vaga no HUGOL. Agora, os pais seguem na UPA Pediátrica aguardando a transferência.

“[Estamos] esperando a parte burocrática para a liberação na UTI móvel e alguns exames a ficarem prontos”, afirmou.

Ao Portal 6, a Semusa informou que “a vaga acabou de sair para o Hugol e a criança será transferida. Desde que deu entrada na UPA Pediátrica recebeu todo suporte necessário na sala vermelha da unidade que é um leito de UTI. A Secretaria acompanhou de perto o caso, inclusive com profissionais assistindo a família presencialmente na unidade, e desde que foi inserido, iniciamos a busca por vaga em Anápolis, Goiânia e Estado, até que fosse disponibilizada”.

A expectativa é de que Bento Francisco seja transferido para Goiânia até o final da tarde deste sábado (29).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade