Goiás poderá ter novo feriado estadual previsto em lei; veja a data em discussão
Outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, já instituíram a medida


Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra pode virar feriado estadual em Goiás. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa e é de autoria da deputada Bia de Lima (PT).
A data escolhida foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil.
A adoção do Dia da Consciência Negra como feriado estadual não seria uma medida inédita no país. Outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, já instituíram a medida.
“A instituição do feriado estadual do Dia da Consciência Negra é uma forma de reconhecimento da importância da luta contra o racismo e da valorização da cultura afro-brasileira”, explicou a deputada.
Bia de Lima também justificou explicando que a celebração da data pode impulsionar o estudo sobre a cultura afro-brasileira no estado.
“Além disso, o feriado é uma oportunidade para a promoção de eventos culturais e educativos sobre a história e a cultura afro-brasileira”.