Goiás é tratado como uma grande fazenda em produções nacionais e internacionais

Série dos Estados Unidos chega a chamar Goiânia de "cidade muito rural com muitas vacas"

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Parque Flamboyant, em Goiânia. (Foto: Jucimar Sousa/Prefeitura de Goiânia).

Música sertaneja, fazenda e sotaque puxado são os termos frequentemente atribuídos a Goiás. Embora sejam parte da cultura goiana, moradores há muito tempo ressaltam que o estado extrapola tais limites e inova a cada dia. Ainda assim, produções reforçam a ideia de que Goiás é apenas fazenda.

Em 2018, a primeira temporada do programa “90 Dias Para Casar” apresentou um casal composto por Alan Cox, um estadunidense, e Kirlyam, natural de Goiânia. Na época, os produtores optaram por dramatizar o relacionamento à distância por meio da crítica à capital.

Alan explica que Kirlyam é de uma cidade “muito rural” e que tem “muitas vacas”. Na entrevista, o homem aponta, “eles não têm água quente nas torneiras e cozinham ao ar livre”. Em seguida, mostram a jovem lavando louça e ressaltam que ela não possui máquina específica para a tarefa e nem de lavar e secar roupa.

O trecho que retrata a vida em Goiânia foi compartilhado no perfil de um goiano no Twitter no final de abril, com a legenda “Gente? Como assim, as pessoas cozinham ao ar livre em Goiânia? Eu estou rindo muito”.

A visão é esperada quando se trata de estrangeiros, que também frequentemente confundem a capital do país como Rio de Janeiro. O olhar dos brasileiros sobre Goiás, no entanto, não é tão divergente quanto deveria ser.

Lançada em agosto de 2022, a série da Globoplay, “Rensga Hits!”, conta a história de Raissa Medeiros, uma mulher traída que decidiu seguir o sonho de ser cantora em Goiânia.

Apesar de ser considerada “cidade grande”, as cenas são compostas por pessoas de chapéu de caubói, bares no estilo faroeste e, principalmente, música sertaneja.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade