GSI instaura sindicância para apurar agressão a jornalistas durante entrevista com Maduro

Agressões ocorreram na noite de terça (30), quando jornalistas cobriam a reunião de líderes sul-americanos

Folhapress Folhapress -
GSI instaura sindicância para apurar agressão a jornalistas durante entrevista com Maduro
Lula e Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela. (Foto: Gabriela Biló/Folhapress)

RENATO MACHADO E MATHEUS TEIXEIRA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) instaurou nesta quarta-feira (31) uma sindicância para apurar as agressões a jornalistas promovidas por agentes de segurança brasileiros durante entrevista com o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Em nota, o gabinete ainda se solidarizou com a jornalista da TV Globo Delis Ortiz. Assim como nas demais manifestações do governo Lula (PT), não houve menção aos demais agredidos.

O presidente ainda não se manifestou sobre o episódio.

As agressões ocorreram na noite de terça (30), quando jornalistas cobriam a reunião de líderes sul-americanos, promovida por Lula, em Brasília.

Maduro foi o último chefe estrangeiro a deixar o Itamaraty e parou para fazer declarações à imprensa, quando dezenas de jornalistas se aproximaram para ouvi-lo. Ao deixar o local, ele seguiu respondendo a perguntas, momento em que as agressões começaram a ocorrer.

Pelo menos três jornalistas relataram agressões. A repórter Delis Ortiz, da TV Globo, afirmou ter recebido um soco no peito. O repórter Sergio Roxo, de O Globo, foi arrastado pela roupa e depois imobilizado; e uma terceira profissional, Sofia Aguiar, da Agência Estado, disse ter sido empurrada por um segurança.

O governo se manifestou na sequência, por meio do Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Pouco depois do ocorrido, o Itamaraty lamentou o episódio. Em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República também repudiou a agressão. “Todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita”, afirmou.

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade