6 comidas típicas de festa junina que todo mundo deveria experimentar em junho

Pratos são bastante comuns durante a data e fazem sucesso entre os admiradores do evento

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
6 comidas típicas de festa junina que todo mundo deveria experimentar em junho
Festas juninas são tradicionalíssimas no Brasil. (Foto: Goiânia Shopping/Divulgação)

A festa junina é um evento conhecido no Brasil pelas tradições, danças e, é claro, suas deliciosas comidas típicas. Esses quitutes são uma parte essencial das celebrações e proporcionam uma verdadeira explosão de sabores aos admiradores do evento.

Vale lembrar que cada região do Brasil tem suas próprias especialidades, então aproveite a temporada de festas juninas para explorar e saborear os quitutes que tornam essa época tão deliciosa.

6 comidas típicas de festa junina que todo mundo deveria experimentar em junho

1. Pamonha

A pamonha é uma iguaria feita de milho verde ralado, envolto em folhas de bananeira e cozido. Ela pode ser doce ou salgada, dependendo da região do Brasil. Ela é uma opção perfeita para quem deseja experimentar um sabor tradicional e reconfortante.

2. Quentão

Se você gosta de bebidas quentes, o quentão é uma escolha imperdível. Essa bebida é feita com cachaça, gengibre, açúcar, cravo e canela, resultando em um sabor picante e adocicado. O quentão é servido quente e é a opção ideal para esquentar nas noites frias de festa junina.

3. Canjica

A canjica é uma sobremesa cremosa e reconfortante, feita com milho branco, leite, açúcar e especiarias como canela e cravo. Ela pode ser servida quente ou fria, e é um verdadeiro clássico das festas juninas. A combinação de textura macia com o aroma das especiarias faz da canjica uma experiência gastronômica única.

4. Cural

Similar à pamonha, o cural é uma receita feita de milho verde batido com leite e açúcar. Essa mistura é cozida até ficar cremosa e adocicada. O cural é uma opção deliciosa para quem aprecia sobremesas à base de milho.

5. Pé-de-moleque

Essa delícia é feita com amendoim torrado e caramelizado com açúcar. O resultado é um doce crocante e cheio de sabor. O pé-de-moleque é um clássico das festas juninas e uma ótima opção para os amantes de amendoim.

6. Maçã do amor

Embora seja popular em várias festas, a maçã do amor também marca presença nas festas juninas. Essa guloseima consiste em maçãs mergulhadas em calda de açúcar, que endurece e forma uma casquinha crocante. É uma opção divertida e saborosa para saborear durante as celebrações.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.