6 características que as pessoas que costumam se auto-sabotar têm em comum

Alguns hábitos são verdadeiras formas de destruir o sucesso pessoal e carreira profissional

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
auto-sabotar
(Foto: Ilustração/Nataliya Vaitkevich/Pexels)

Impedir o próprio êxito ou agir para prejudicar a si mesmo é um grande problema e muitas pessoas não conseguem perceber estão a se auto-sabotar

Normalmente, temos o costume de sempre justificar nossos erros em cima de outras pessoas e nunca assumir que tudo de ruim está partindo de nossas próprias atitudes.

6 características que as pessoas que costuma se auto-sabotar têm em comum:

1. Se martirizar por causa de erros que têm consequências mínimas

Começando nossa lista, as pessoas muito duras consigo mesmas costumam se auto-sabotar por conta de erros mínimos, que possuem consequências mínimas.

Nessas horas, essas pessoas se martirizam e se sentem culpadas apenas porque cometeram algum equívoco, chegando a perder a paz.

2. Reclamar

A reclamação é um vício! Quando estamos viciados em reclamar, costumamos achar que tudo perde seu peso quando reclamamos.

Por mais que seja uma forma de desabafar, reclamar pode ser uma forma de autossabotagem, já que costumamos não buscar soluções e viver dessas falas pesadas.

3. Procrastinar

O hábito da procrastinação causa angústia e mal-estar constantes, e acredite pode afetar muito a vida das pessoas de modo geral!

Essa sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode causar uma falsa ideia de sobrecarga, gerando estresse e ansiedade.

O estresse e a ansiedade, por sua vez, podem ocasionar uma baixa de imunidade e até depressão, comprometendo a saúde.

4. Não meditar

Fazer orações, meditações e reflexões diariamente pode melhorar muito o seu rendimento no dia a dia. Não ter esse hábito pode ser uma grande autossabotagem.

Afinal, essas práticas promovem a concentração e o autoconhecimento, diminuindo o estresse e a ansiedade, contribuindo na prevenção e no combate a várias doenças, além de fortalecer os sistemas nervoso e imunológico.

5. Assumir a culpa por erro dos outros

Quem gosta de se auto-sabotar gosta de pegar a culpa dos problemas de outras pessoas como se fosse sua.

Acontece que a autocrítica é tão forte, que elas são incapazes de ver que outras pessoas também erram e tem defeitos.

6. Se comparar com os outros

Por último e não menos importante, temos a questão da comparação que pode afundar muito qualquer um!

No processo de crescimento pessoal, é importante entender que cada um possui o seu tempo para atingir suas metas. Por isso, não vale a pena se comparar com o colega, isso só vai trazer ansiedade.

Faça tudo com calma e tranquilidade, que na hora certa as portas vão se abrir!

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade