Identidade do fazendeiro goiano que deixou herança milionária para caridade é revelada

Em testamento, ele tomou a decisão de transformar todos os 5 mil hectares da fazenda dele em uma instituição de educação rural

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Ildefonso de Sousa Menezes foi goiano, radicado no Acre, que deixou toda a fortuna para ação social. (Foto: Reprodução)

Foi revelada a identidade do fazendeiro goiano que deixou uma herança milionária para a caridade.

Ildefonso de Sousa Menezes nasceu em Jataí, no Sudoeste Goiano, e exerceu por muitos anos a função de advogado.

Em testamento, ele tomou a decisão de transformar todos os 5 mil hectares pertencentes da fazenda, localizada no Acre, para a criação de uma instituição de educação rural.

A fundação visa tratar de todos os níveis de ensino, assim como pesquisa, tecnologia, piscicultura, agro turismo, agroflorestal, entre outras áreas.

Ildefonso determinou também que, caso os irmãos e sobrinhos de 1º grau se encontram incapazes de sustento próprio, a fundação deverá prover assistência, desde que a condição financeira seja provada judicialmente e eles prestem serviços à instituição.

A morte do fazendeiro ocorreu em agosto de 2022, em decorrência de uma insuficiência respiratória.

Com a abertura do testamento, os inventariantes, os indicados para gerenciar a fundação, parentes e Ministério Público do Acre, estão sendo convocados a se manifestarem.

Atualmente, a ação tramita na Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco. Após a realização do inventário, o processo seguirá para a possível aprovação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.