Planetário da UFG recebe visitantes para observação do eclipse deste sábado (14)

Unidade permitirá a visão segura do evento celestial por meio de filtros solares

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
(Foto: Divulgação)

Um evento celestial raro poderá ser observado no Planetário Juan Bernardino Marques Brito, da Universidade Federal de Goiás (UFG), neste sábado (14). O tão aguardado eclipse solar anular poderá ser visto das 15h às 18h de forma gratuita.

Estima-se que cerca de 60% da superfície do sol será coberto pela lua, o que confere a visão de um “anel” ao redor do astro. Com aproximadamente duas horas de duração, o eclipse terá ponto máximo de cobertura às 16h45 e término às 17h54.

Embora o eclipse possa ser visto em todo o Brasil, a melhor visão será nas regiões norte e Nordeste. Com isso, moradores de Goiás poderão ver o evento de forma parcial.

A última vez que o evento celestial ocorreu foi em 2006, mas só foi possível observar no extremo norte do país. Já o próximo eclipse ocorrerá em 2027, de forma parcial, e em 2045, totalmente.

Segurança

Para permitir uma observação segura, o Planetário irá posicionar filtros solares. De acordo com o diretor da unidade, Rafael Miloni Santucci, esta medida é essencial, visto que olhar diretamente para o sol pode provocar graves danos aos olhos, incluindo a perda de visão.

Segundo a instituição, óculos escuros, negativos de fotografias e chapas de raio-x não oferecem segurança e, portanto, não devem ser usadas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade