Projeto sobre créditos de mercado de carbono está empacado na Alego

No painel de acompanhamento de tramitação de matérias na Casa, o projeto aparece como apto para ser apreciado em plenário

Pedro Hara Pedro Hara -
Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás. (Foto: Divulgação / Alego)

Assunto que já vem sendo discutido em diversas casas legislativas do Brasil, a regulamentação do mercado de créditos de carbono está empacado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Protocolado em junho pela deputada Bia de Lima (PT), o texto já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

No painel de acompanhamento de tramitação de matérias na Casa, o projeto aparece como apto para ser apreciado em plenário. No entanto, conforme a assessoria de imprensa da deputada, ele ainda precisa ser analisado pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Se aprovado, o mercado de créditos de carbono deve ficar sob a gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads).

A pasta também será a encarregada de estabelecer diretrizes e critérios para a emissão, validação, verificação e comercialização do crédito.

No chamando mercado de crédito de carbono, empresas se comprometem a reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE).

Aquelas que porventura não cumprirem o acordo podem comprar daqueles que tiveram êxito. Atualmente, um crédito corresponde à uma tonelada de dióxido de carbono.

Fernando Cunha e Gomide se encontram para discutir eleição em 2024

Diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Fernando Cunha esteve reunido com o deputado estadual Antônio Gomide (PT). 

Interlocutores ouvidos pela Rápidas disseram que este não é o primeiro encontro entre os dois e que também não será o último. Em pauta, as eleições de 2024 em Anápolis.

Enquanto era vereador, Fernando sempre manteve uma relação bastante amistosa com Gomide. Para o próximo pleito, o diretor da CMTT pretende conversar tanto com a base quanto com a oposição. 

Silvye Alves não recebeu nada bem a fala de Luzimar Silva 

Não caiu nada bem a fala do vereador Luzimar Silva (PMN), que atribuiu a morte do jornalista Marcelo Rezende, em 2017, em decorrência de um câncer no pâncreas, à uma suposta crítica direcionada ao apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD).

Pessoas do entorno da deputada Rápidas confidenciaram que a deputada federal Sylvie Alves (UB), que é pupila de Marcelo Rezende, se revoltou com o discurso proferido durante a realização da sessão extraordinária da última terça-feira (24), na Câmara de Anápolis. 

Ela, no entanto, não se manifestou sobre o assunto publicamente.

Nota do CEPI Dr. Mauá Cavalcante Sávio não recebeu aval antes de ser publicada

A nota postada no Instagram do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Dr. Mauá Cavalcante Sávio, que nega que houve palestra sobre a chamada “cura gay”, dada por uma integrante do movimento “Resgatados”, da Church City, não foi alinhada com a Coordenação Regional de Educação de Anápolis nem com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

À Rápidas, o diretor da unidade de ensino informou que o coordenador Luciano Almeida Pereira só foi avisado posteriormente.

Nova ameaça de greve ronda gestão Rogério Cruz

Após a greve dos servidores da Educação, outra está prestes a explodir na Prefeitura de Goiânia: dos agentes da saúde e endemias.

O alerta na gestão Rogério Cruz (Republicanos) foi percebido com a manifestação de representantes desse profissionais no Plenário da Câmara Municipal na quarta-feira (25). 

A categoria diz que os pagamentos estão defasados e calculados de acordo com o salário mínimo de 2022, não de 2023.

Nota 10

Para Polícia Civil (PC) e a Delegacia Especializada em Atendimento da Mulher (DEAM) de Anápolis, que, em parceria com a Interpol, prendeu o espanhol Jesús Alfaro Vasquez, na Espanha. 

Ele estava foragido após perseguir e divulgar vídeos íntimos de anapolinas com quem ele se relacionou.

Nota Zero

Para o Goiás Esporte Clube, que teve as contas bloqueadas pela Prefeitura de Goiânia após atrasar mais de R$ 8 milhões no pagamento do IPTU do CT Edmo Pinheiro, na capital. 

Presidente do clube, Paulo Rogério Pinheiro criticou a penhora do valor e disse que Rogério Cruz (Republicanos) deveria se preocupar com a cidade, que nas palavras dele, ‘está abandonada’. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade