6 alimentos que quem quer manter o coração saudável deve evitar

Produtos possuem alto teor de gorduras saturadas, sódio, açúcares e outros componentes prejudiciais

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
coração saudável
(Foto: Ilustração/Captura de tela/Youtube)

Manter um coração saudável é fundamental para uma vida longa e plena. No entanto, é necessário ter cuidado pois existem alguns alimentos capazes de regredir a situação e devem ser evitados.

Isso porque os itens possuem um alto teor de gorduras saturadas, sódio, açúcares e outros componentes prejudiciais, devem ser evitados por quem deseja manter o coração saudável.

6 alimentos que quem quer manter o coração saudável deve evitar

1. Alimentos ricos em gorduras trans

As gorduras trans são conhecidas por aumentar o colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuir o HDL (colesterol bom), aumentando assim o risco de doenças cardíacas.

Por isso, é importante evitar alimentos que contenham isso como os processados, como bolos, biscoitos, batatas fritas e margarinas contendo gorduras trans.

2. Produtos com gorduras saturadas

O consumo excessivo de gorduras saturadas pode elevar os níveis de colesterol LDL no sangue.

Sendo assim, evite consumir alimentos como carnes vermelhas gordurosas, bacon, salsichas e queijos amarelos devem ser consumidos com moderação.

3. Alimentos ricos em sódio

Um dos alimentos que quem quer manter o coração saudável deve evitar são aqueles que possuem sódio em excesso, o que está relacionado à hipertensão, sendo considerado um fator de risco para doenças cardíacas.

Sendo assim, não consuma alimentos processados, fast food, alimentos enlatados e salgadinhos, que são notórios por seu alto teor de sódio, demasiado.

4. Açúcar refinado e alimentos açucarados

Outro produto que deve ser evitado de ser consumido em excesso é o açúcar. Ele pode levar ao ganho de peso, resistência à insulina e diabetes, fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas.

Reduza o consumo de refrigerantes, doces, bolos e alimentos processados com açúcares adicionados.

5. Carnes processadas

Carnes processadas, como salsichas, presunto, bacon e carnes enlatadas, são frequentemente ricas em gorduras saturadas e sódio. Além disso, esses produtos geralmente contêm conservantes e aditivos que não são saudáveis para o coração. Opte por fontes de proteína magra, como peito de frango, peixe e legumes.

6. Alimentos fritos e fast food

Por fim, alimentos fritos em óleos de baixa qualidade são ricos em gorduras saturadas e trans, e o consumo frequente de fast food geralmente está associado a dietas pouco saudáveis. Limitar a ingestão desses alimentos é essencial para proteger a saúde cardiovascular.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade