Presos membros de quadrilha goiana que extorquia vítimas de roubo em todo o Brasil

Suspeitos tomavam conhecimento dos crimes e entravam em contato afirmando estar em posse dos bens, para exigir dinheiro

Samuel Leão Samuel Leão -
PRF e PC prendem integrantes de quadrilha que praticava extorsão contra vítimas de roubos de carga. (Foto: Divulgação/PC)

Uma quadrilha estabelecida em Goiás, que atuava de maneira a extorquir vítimas de roubos de carga em todo o Brasil, foi desarticulada pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), da Polícia Civil (PC), na madrugada desta terça-feira (16).

A ação, que contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu três integrantes da associação criminosa. O grupo começava os golpes através do monitoramento de roubos de carga.

A partir daí, ao tomar conhecimento das ocorrências, os suspeitos estabeleciam contato com as vítimas, de modo a afirmar que estavam em posse dos produtos roubados.

Em sequência, exigiam dinheiro para a “devolução” – que, obviamente, nunca acontecia, já que eles nunca estiveram verdadeiramente em posse de qualquer material.

O esquema mirava pessoas de todo o Brasil. Em São Paulo, por exemplo, uma dupla chegou a pagar R$ 15 mil aos envolvidos, visando ter de volta a carga perdida.

Como a maioria dos trabalhadores não possuía seguro dos itens que transportam, acabavam ficando em uma posição de vulnerabilidade e, muitas das vezes, acabavam pagando aos criminosos os valores exigidos, na esperança de recuperar os itens.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.