Semana pode começar com tempestades e ventos de até 60 km/h em cidades de Goiás; veja em quais

Cimehgo ainda prevê formação de zona de convergência que pode causar chuvas volumosas no estado

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Chuvas poderão ser acompanhadas de ventos fortes e raios (Foto: Isabella Valverde/Portal 6)

O início desta segunda-feira (22) pode ser marcado pela presença de tempestades e ventos fortes em diversas cidades de Goiás. É o que aponta o prognóstico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

A explicação está na passagem de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil, que irá favorecer o aumento de nebulosidade, ocasionando pancadas de chuvas em diferentes localidades do estado.

O boletim ainda alerta para o risco potencial de chuvas intensas, que podem variar de 20 a 30 mm/h ou 50 mm/dia. Em certos locais, o temporal pode vir acompanhado de rajadas de vento acima de 60 km/h e raios.

Entre as regiões mais afetadas, estão Sudoeste e Centro, com 35 mm, cada. Logo em seguida, aparece o Sul com um volume de chuva de 30 mm. Leste e Oeste ficam na sequência, com 25 mm, enquanto o Norte desponta com 20 mm.

Já entre os municípios mais impactados, Cristalina e Jataí aparecem liderando com 20 mm e com expectativa de variação de nebulosidade, Sol e pancadas de chuvas isoladas. Logo em seguida, aparece Goiatuba com 18 mm.

No meio termo, com 15 mm, estão Goiânia, Anápolis, Luziânia, Rio Verde, Santa Helena, Formosa e Itumbiara – cenário similar ao de Cocalzinho, Goianésia, Goiandira, Ceres, Nova Aurora, Cumari e Catalão.

Já Itaberaí, Firminópolis, Montes Claros, Araguapaz, Iporá, Flores de Goiás, Rubiataba, Davinópolis, Ipameri, Três Ranchos, Ouvidor e Porangatu devem receber 10 mm.

Com menor intensidade, Caiapônia segue com 9 mm, enquanto Palminópolis, Doverlândia e Aruanã devem ter 8 mm. Por fim, estão São João da Paraúna e Palmeiras de Goiás com a expectativa de 7 mm.

Já para o meio da semana, por volta da quarta-feira, a expectativa é que haja a  formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, que poderá provocar chuvas ainda mais volumosas no estado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade