6 sobrenomes que eram muito comuns antigamente e o significado de cada um
Cada sobrenome conta uma história única, revelando coisas sobre a vida e as tradições das pessoas
Ao longo da história, os sobrenomes são essenciais para identificação e preservação da história familiar, alguns deles eram muito comuns antigamente e carregam consigo significados desconhecidos por muitos.
Embora venham de diferentes origens, esses sobrenomes foram populares em tempos passados mesmo que, inclusive seus portadores, não saibam o que cada um deles representa.
Cada sobrenome conta uma história única, revelando coisas sobre a vida e as tradições das pessoas que os carregavam. Leia e descubra os significados de cada um deles.
6 sobrenomes que eram muito comuns antigamente e o significado de cada um
1. Pereira
Derivado do termo português “pereiro”, que significa “árvore de Pêra”, esse sobrenome tem uma associação histórica com a cultivação, manuseio e posse de plantações das árvores de Pêra.
Pereira era muito utilizado em escravos comprados de Portugal e, devido à miscigenação, se tornou popular no Brasil.
2. Silva
Originado do latim Silva, que significa “floresta”, “selva” ou “bosque”, ele dava nome às famílias que residiam em territórios de mata e por isso se tornou popular no Brasil.
Ai vai uma curiosidade, só no país, mais de cinco milhões de pessoas tem “Silva” no RG.
3. Santos
Com origem vinda do latim “sanctus”, que significa “santo” ou “sagrado”, o sobrenome foi muito comum entre os cristãos no passado.
Aqueles que se chamavam “Santos”, muitas vezes, vinham de uma linhagem associada à devoção religiosa.
4. Costa
Continuando a lista, originado do latim “Costa”, que significa “costa” ou “ribanceira”, foi muito utilizado por famílias que residiam em regiões marítimas.
Ele sugeria uma ligação com áreas costeiras ou regiões montanhosas, e em alguns casos, relação com trabalhos que envolviam transações marítimas.
5. Machado
Embora o significado seja, literalmente, a ferramenta machado, o sobrenome indicava famílias que eram fabricantes de ferramentas.
“Machado” era associado à carpintaria e agricultura, mas também conotava força e resistência.
6. Sousa
Por fim, o sobrenome “Sousa” que era muito comum, se tornando frequente em regiões de língua portuguesa, como no Brasil.
O significado está relacionado a “pedras” ou “rochas”, sendo associado à ideia de estabilidade, resistência e laços fortes entre os membros de uma família.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!