Abertas inscrições em Goiás para maior campeonato de futebol de várzea do mundo

Evento representa oportunidade para que jogadores da periferia chamem atenção de grandes clubes

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Goiás já foi vice-campeão no Favelão, em 2022 (Foto: Divulgação)

A Taça das Favelas, maior campeonato de futebol de várzea do mundo, já está com data marcada e inscrições abertas em 2024. Nesta quinta-feira (15), líderes comunitários e esportivos goianos poderão inscrever as respectivas regiões para disputarem a Taça, que oferece um holofote sobre jogadores e jogadoras que querem se profissionalizar no futebol.

Antes mesmo do início dos jogos, os atletas e técnicos têm acesso aos workshops sociais, que ensinam desde cuidados com a alimentação até educação financeira. Já durante as disputas, o evento conta com transmissão ao vivo, entrevistas oficiais, jogos em estádios e em CTs de clubes profissionais.

Sendo assim, representantes de todas as cidades goianas podem se inscrever por meio do site da Central Única das Favelas de Goiás (CUFA Goiás). Com a seleção, será a vez dos jogadores se candidatarem na fase de peneiras, que ainda não teve a data de início divulgada.

Na categoria masculina, é necessário ter entre 14 e 18 anos e, na feminina, acima de 14 anos, sem limite máxima de idade.

Após a disputa entre goianos, os melhores jogadores serão selecionados para participarem da Taça das Favelas Nacional, apelidada como Favelão, cuja grande final está marcada para o dia 21 de setembro. Vale relembrar que Goiás já foi vice-campeão em 2022, a primeira edição a nível nacional.

Visibilidade no futebol

A Taça das Favelas teve início no Rio de Janeiro (RJ), em 2012 e já catapultou diversos atletas ao sucesso. É o que aconteceu com o goiano Jonathan Jr, que disputou a Taça em 2023 e foi convidado pelo S.C Corinthians Paulista. Outro é Luis Augusto, que assinou contrato com o Vila Nova F.C aos 16 anos.

A nível nacional, Patrick de Paula jogou na Taça das Favelas Rio pelo Complexo Santa Margarida em 2015, 2016 e 2017, momento em que chamou atenção do Palmeiras, onde fez o gol do título do Paulista de 2020. Em março de 2022, o jovem assinou contrato com o Botafogo no valor de R$ 30 milhões.

Quanto às mulheres, também trata-se de um palco importante, visto que é a competição com maior número de equipes femininas no estado. Em 2023, foram 28 equipes e, a cada ano, a meta é engajar ainda mais as jogadoras.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade