Conheça detalhes incríveis que tornam cidade em Goiás um paraíso italiano

Local possui arquitetura inspirada em Veneza, na Itália, assim como atividades culturais

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith abriga itens que remetem à ascendência italiana dos moradores (Foto: João Paulo Balestra)

Em 1912, desembarcaram os primeiros italianos em Nova Veneza, na Região Metropolitana de Goiânia. Um século depois, o município ainda carrega a cultura dos imigrantes e se tornou um destino turístico encantador.

Na época da chegada estrangeiros, chegou a receber o título de “colônia dos italianos”. Então, em 2024, a cidade recebeu o título de “Capital Italiana de Goiás”.

Logo na entrada, o município já dá as boas-vindas em italiano, com uma placa escrita “Benvenuti a Nova Veneza”.

(Foto: Divulgação)

No centro da cidade, há uma construção inspirada no Palácio Ducal, símbolo da Veneza original, na Itália.

A obra que abriga o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith ainda possui uma face que remete às edificações tradicionais dos canais de Veneza.

Atualmente, o local é composto por aproximadamente 60% de moradores com ascendência italiana, responsáveis, inclusive, por um festival animado para celebrar a cultura: o Festival Italiano de Nova Veneza.

Em 2023, foi realizado o 17º Festival, que reuniu 130 mil pessoas. Ao longo de quatro dias, 1º de junho até o dia 04, visitantes tiveram apresentações culturais, musicais e artísticas locais, missa, passeio ciclístico e ainda uma variedade de experiências gastronômicas.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, assim como a Festa da Ternura, em maio, são outros eventos que agitam o município.

A cidade charmosa também possui como atrativo a Lagoa Feia, que, apesar do nome, encanta visitantes não só pela beleza natural como também pela possibilidade de realizar esportes aquáticos.

Outro destaque é o Cascata Eco Parque, que oferece atividades como tirolesa, arvorismo e trilhas ecológicas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias