6 gírias que só quem nasceu nos anos 2000 vai entender

Com a chegada da internet e o surgimento das redes sociais, uma nova linguagem começou a se formar

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Muitas gírias surgiram no Orkut e se popularizaram entre os jovens
(Foto: Ilustração/Pinterest)

As gírias, embora informais, são um forte exemplo da constante evolução da linguagem, refletindo as mudanças culturais, sociais e tecnológicas da época.

Nos anos 2000, com a chegada da internet e o surgimento das redes sociais, uma nova linguagem começou a se formar e se popularizou entre os mais jovens.

Cada um desses termos carrega consigo significados distintos, mas também expressam, de maneira informal, a evolução tecnológica e cultural.

6 gírias que só quem nasceu nos anos 2000 vai entender

1. Shippar

Originado da palavra “relationship” (relacionamento), “shippar” se refere ao ato de torcer por um casal fictício ou real, por acreditar que eles têm química.

O termo ainda é muito utilizado por fãs de casais famosos, nas redes sociais e principalmente no mundo das celebridades.

2. “Oi! Vamos tc?”

Essa é clássica entre os mais jovens, que eram os que mais usavam o Orkut e o MSN, redes sociais que foram febre no início dos anos 2000.

“Tc” é uma abreviação de “teclar”, era usado para chamar alguém para trocar mensagens, mas atualmente deixou de ser usado e as pessoas já costumam ir direto ao ponto.

3. Selfie

O termo “selfie” se popularizou por volta de 2010, quando as câmeras frontais começaram a se tornar comuns nos telefones celulares.

Tirar uma selfie (foto de si mesmo) e compartilhá-la nas redes sociais, muitas vezes com filtros e edições para tornar a imagem mais atrativa, foi febre na época, e perdura até os dias de hoje.

4. “Tô on” e “tô off”

Os termos “on” e “off”, são abreviações de online e offline, respectivamente.

A galera mais jovem utilizava as expressões para demonstrar interesse ou a falta dele, como exemplo,  “tô off para o rolê de hoje”.

5. Noob

Continuando a lista, essa foi uma gíria criada no mundo dos games, e até hoje é fortemente usada pela galera que curte jogos online.

O termo noob se refere a alguém que é novato ou inexperiente em determinado jogo.

6. Pakas

Por fim, outra gíria muito utilizada foi “pacas”, que é basicamente um sinônimo de muito ou bastante, por exemplo, “nossa, comi pakas, estou quase explodindo”.

Atualmente, o termo não é muito usado, afinal, o Brasil é um país rico culturalmente, e cada região tem uma maneira diferente de se expressar.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade