6 erros que muitos cometem ao usar a panela de pressão e só percebem depois

Mesmo sendo uma ferramenta útil, seu uso requer muita atenção e cuidado

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Erros comuns com a panela de pressão
(Foto: Ilustração/Youtube/Sobrevivência Popular)

Utilizar a panela de pressão pode ser uma verdadeira mão na roda na cozinha, agilizando o preparo de refeições e tornando possível fazer pratos que demandam muito tempo, em alguns minutos.

No entanto, mesmo sendo uma ferramenta útil, seu uso requer atenção e cuidado, afinal, é comum ouvirmos histórias de explosões ou alimentos que ficaram queimados.

Mesmo com todos os relatos,  existem erros que, infelizmente, são cometidos por muitos ao utilizarem essa panela tão versátil.

6 erros que muitos cometem ao usar a panela de pressão e só percebem depois

1. Excesso ou insuficiência de líquido

Um erro frequente é adicionar muito ou pouco líquido à panela de pressão, tanto o excesso quanto a falta de água podem provocar acidentes ou desandar a receita.

Seja aumentando o tempo de cozimento ou até mesmo queimando os alimentos, o correto é que o conteúdo não ultrapasse dois terços da capacidade.

2. Erro durante a compra

Embora pareça bobo, você já parou para olhar alguma vez se a panela que está comprando possui o selo do Inmetro?

Pois bem, o selo garante que o produto foi testado e aprovado, ou seja, é uma certificação de qualidade que pode evitar sustos.

3. Mexer na panela

É comum manusear a panela de pressão enquanto ela está no fogo, seja para trocar de chama ou retirá-la do fogo, mas esse é um erro grave.

Mexer na panela enquanto está com pressão pode provocar fortes explosões, espera a pressão sair e só então mova de lugar.

4. Falta de manutenção e limpeza

A manutenção regular da panela de pressão é essencial para garantir seu funcionamento seguro, além da limpeza periódica da tampa e da borracha de vedação.

Muitas pessoas negligenciam a limpeza adequada das peças, o que pode comprometer a eficácia do produto e aumentar o risco de vazamentos.

5. Usar peças paralelas

Quando a panela estraga, fica mais barato levar em um lugar para consertá-la, mas isso pode trazer grandes riscos.

Peças paralelas podem vir com defeito de fábrica, opte por peças originais e em caso de não encontrar, prefira investir em uma panela nova.

6. Colocar a panela na água para tirar a pressão

Por fim, essa é clássica, colocar a panela embaixo da água corrente faz a pressão sair mais rápido, porém traz riscos de explosão devido ao choque térmico.

O correto é desligar o fogo e esperar que a pressão sair naturalmente, mesmo demorando um pouco mais, vale a pena manter a cozinha segura.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade