Unidades de saúde de Goiânia começam fazer teste de dengue com resultado em 15 minutos; veja locais

Capital já registra quase 8 mil casos do vírus e 13 óbitos confirmados

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Teste leva apenas 15 minutos (Foto: Reprodução/André Borges/Agência Brasil)

Já em estado de emergência decretado devido ao alto número de casos de dengue, Goiânia agora terá testes rápidos nas unidades de saúde com o intuito de conter o avanço da doença.

Atualmente, a capital registra 7.780 casos, 13 óbitos confirmados e outros dois suspeitos, segundo dados da Secretaria do Estado de Saúde (SES-GO), atualizados neste domingo (17).

Diante do cenário preocupante, a Prefeitura de Goiânia adquiriu 12 mil testes rápidos de dengue IgG, IgM e antígeno NS1.

O teste já está sendo usado nas unidades de urgência e, a partir desta segunda-feira (18), estará disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e os Centros de Saúde (CSs).

Após uma coleta de sengue, em apenas 15 minutos, o teste é capaz de detectar a presença de anticorpos IgC e IgM, assim como o antígeno NS1, e, com isso, identificar se a pessoa está infectada com o vírus e se possui os anticorpos.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara, a iniciativa é importante no combate à dengue visto que ao identificar o vírus de forma precoce, o paciente possui menos chances de desenvolver complicações.

“Conforme protocolo, o teste é indicado para aquele paciente que apresenta pelo menos três sintomas da dengue, sendo que um deles tem que ser a febre porque é um dos principais sintomas da enfermidade”, destacou o titular.

Vale ressaltar que, segundo o Ministério da Saúde (MS), além da febre de 38º C ou mais, são sintomas comuns a dor no corpo e atrás dos olhos, dor de cabeça, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo e mal-estar.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade